As comunidades de Sadzungira, no Posto Administrativo de Vunduzi, adoptam a prática de agricultura pela produção de hortícolas, criação e venda de cabritos, galinhas e porcos, como uma das formas de evitar a caça furtiva contra os animais do Parque Nacional da Gorongosa.
As comunidades de Sadzungira fazem parte da Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque através do distrito de Gorongosa.
O Presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Sadzungira, Jojó Ferro Notice, explica que costuma “sensibilizar” as pessoas contra actividades que colocam em perigo o Meio Ambiente, como “desmatamento, caça furtiva e pesca ilegal”.
Tal como noutras Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa, o presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Sadzungira tem recorrido aos 20 por cento provenientes de receitas de Turismo do Parque Nacional da Gorongosa para implementar projectos comunitários.
Uma das iniciativas comunitárias inclui a horticultura, compra dos animais a serem distribuídos aos membros das comunidades para a sua criação. Assim, quem precisar de carne não vai recorrer aos animais do Parque Nacional da Gorongosa.
Essas boas práticas para a conservação do Meio Ambiente resultam do Programa de Relações Comunitárias do Parque Nacional da Gorongosa cujo objectivo é de apoiar os habitantes da Zona de Desenvolvimento Sustentável a alcançar ganhos significativos de desenvolvimento socioeconómico, protegendo e utilizando de forma sustentável os recursos naturais.
O Programa de Relações Comunitárias do PNG é responsável por trabalhar com as comunidades para assegurar a existência de um ambiente propício entre o Parque e as comunidades para a implementação de programas de conservação e desenvolvimento, de forma a contribuir para a consecução dos objectivos de conservação e desenvolvimento do Plano de Gestão do Parque Nacional da Gorongosa e outros documentos estratégicos como legislação de protecção, conservação e uso sustentável da diversidade biológica. (Profundus PDF).