Comunidades expectantes na transformação de Inhaminga como modelo de urbanização

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através de parceiros como UN Habitat, Governo do distrito de Cheringoma, Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente e líderes comunitários, mantiveram um encontro de quatro dias para discutir o componente quadro de desenvolvimento sustentável: assistência Técnica ao PNG na Redução do Risco de Catástrofes e Reconstrução Resiliente na Zona Tampão da Gorongosa para tornar a Vila de Inhaminga num modelo de urbanização do Futuro. As comunidades e participantes da reunião dizem estar “juntos na transformação de Inhaminga no modelo de urbanização do Futuro”.

Entre as matérias abordadas, constaram as preocupações como, mapeamento das áreas de urbanização; planeamento participativo; elaboração de quadro de desenvolvimento sustentável; exposição do enquadramento e perfil de riscos da Vila de Inhaminga; assistência técnica da UN Habitat ao PNG; o Programa de apoio na Zona de Desenvolvimento Sustentável; o Projecto para a reconstrução resiliente; e o componente do quadro do desenvolvimento sustentável; incluindo objectivos e os resultados esperados.

Com a execução deste programa, pretende-se trazer a melhoria no modelo de urbanização da Vila, criação de mecanismos e vias de acessos mais acessíveis, construção de infra-estruturas resilientes e outros pontos de desenvolvimento.

O técnico da Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente de Sofala, no Departamento de Ordenamento Territorial, Porfilio António Pergil Marange, reitera que houve, na verdade, um planeamento participativo. “Planeamento participativo, estamos a falar de envolver todas as forças da Vila ou comunidade a fazer parte de um processo que vai servir para o futuro, é o que vimos neste treinamento”, avaliou.

“A província abraça este projecto, porque vai contribuir na redução de assentamentos informais” disse, alertando para a continuidade da iniciativa:  “este plano não pode parar por aqui, se houver necessidade de elaborar os planos mais micros para sua execução, seria de mais-valia, mas este plano deve ir até a componente dos beneficiários que é a população”.

O projecto vai ser implementado nos 13 bairros, designadamente, Dak, 25 de Junho, Matadouro, Kankhomba, Dimba, Chide, Santa Fé, Aeródromo, Maguiguane, Chite, 11 de Novembro, 3 de Fevereiro e Ceta.

“A avaliação é positiva. Os conteúdos foram bons, senti-me dentro do assunto e esperamos que o plano venha a ser implementado, porque se for implementado, Inhaminga estará desenvolvido” disse o técnico do Serviço Distrital de Actividades Económicas de Cheringoma, Evaristo Laiton.

Evaristo Laiton sugere para a inclusão de mais participantes das áreas de desenvolvimento sustentável como “aquacultura e criação de frangos de corte e entre outros”.

“Acredito que o projecto bem aplicado, Inhaminga vai desenvolver” antevê a oficial de Educação Ambiental na Fundação Concessão Levas-Flores e técnica de Campo do Projecto cultiva na mesma Organização, Anabela Raul Diniz Malemia.

Anabela Malemia disse:  “que tenham mais capacitações como estas e que convidemos mais parceiros, não só estes que estiveram presentes. E acho que faltou um bocado de prática foi mais teoria que prática”.

Já o líder do bairro 25 de Junho da Vila sede, Alberto Nsona reconheceu ser importante a criação de mecanismos que possam trazer o desenvolvimento para o distrito de Cheringoma.

“O que nós queremos é ver a nossa Vila e o nosso distrito desenvolvido, por isso, queremos agradecer ao Parque Nacional da Gorongosa pela iniciativa de criar este treinamento de quadros para o desenvolvimento sustentável da nossa Vila”.

O bairro 25 de junho da Vila sede reúne a maioria das infra-estruturas privadas e públicas. (Manuel Gado).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading