Comunidades focadas na protecção de elefantes e leões em Muanza

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) juntou 268 pessoas sendo 173 homens e 95 mulheres das comunidades do distrito de Muanza, em Sofala, para comemorar o Dia Mundial do Leão e o Dia Mundial do Elefante, 10 e 12 de Agosto de 2025, respectivamente. Os participantes garantiram estar focadas na protecção desses animais em extinção.

A celebração destas datas visa aumentar a consciencialização sobre os desafios que os Leões e Elefantes enfrentam. Ao mesmo tempo promover acções para garantir a sua sobrevivência, lembrou a supervisora do Programa de Educação para Conservação, Rosa Zimba, no PNG.

Segundo Rosa Zimba, estes animais enfrentam inúmeras ameaças, incluindo a caça furtiva, perda do habitat e conflitos com os humanos.

Rosa Zimba, os elefantes são espécies-chave que desempenham um papel crucial na manutenção da saúde dos ecossistemas. Eles espalham sementes, abrem caminhos, facilitando a passagem e circulação de animais de pequeno porte, fertilizam o solo através dos seus excrementos, quando se alimentam das folhas das árvores, quebram galhos facilitando a alimentação a outros animais e permitem a penetração dos raios solares na selva para o crescimento de outras espécies.

“Temos conhecimento de que estes animais estão em vias de extinção e é preciso redobrar o esforço de como os conservamos e evitar a caça furtiva para que se multipliquem. Alias, o meio ambiente é o abrigo dos animais”, reconheceu Tomé Sainda.

Durante o evento, “aprendi o quanto esses animais são importantes, eu não sabia”, reconheceu Rosa Andrade Augusto, apelando aos outros para não abaterem esses animais”.

“Para conservar esses animais é crucial combater o comércio ilegal da vida selvagem, proteger e restaurar seus habitats e aumentar consciencialização sobre a importância dessas espécies”, disse Jacinta Manuel.

Os cânticos, dança e teatro promovidos por membros do Clube Ambiental da Escola primária de Muanza-sede descreveram a importância de preservar os elefantes e leões. (João Cipriano).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading