As comunidades estão a reduzir a invasão ao Parque Nacional da Gorongosa. É avaliação do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Nhabaua, no distrito de Cheringoma, província de Sofala, fruto de sensibilizações, de maior aproximação e apoio directo do PNG para melhor percepção sobre legislação e o Plano de Maneio.
O Presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais da Comunidade Nhabaua, António Carlos Camisa, aponta a redução de invasão como resultado de sensibilização apoiada pelo próprio Parque Nacional da Gorongosa. O Parque tem promovido sessões de capacitação das comunidades locais em matérias sobre utilização sustentável dos recursos naturais, para que as possam liderar o processo de tomada de decisão sobre o acesso, uso e controlo dos recursos naturais nas comunidades.
António Carlos Camisa destaca actividades de sensibilização nas comunidades, realizadas pelos Animadores Comunitários (membros das comunidades locais com conhecimentos e habilidades para facilitarem palestras e outro tipo de intervenção ao nível da comunidade) para adopção de boas práticas de uso sustentável dos recursos escassos existentes. “As comunidades estão a acatar com seriedade [as mensagens] “.
“Já está minimizada a situação de invasão do Parque por causa de Recursos Naturais porque sensibilizamos as nossas comunidades”, avaliou o Presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais, sem quantificar a redução.
“As comunidades já sabem o que é o Parque, a quem pertence o Parque e quais são os benefícios do Parque”, apontou Camisa as razões da redução da invasão.
O Presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais da Comunidade Nhabaua diz que agora o Parque está mais perto da comunidade do que antes, através das suas intervenções. “A comunidade não conhecia aquela matéria e a razão de estarmos a conservar”.
Com a colaboração entre o Parque e Governo, segundo o Presidente do Comité de Gestão de Recursos Naturais, as pessoas da comunidade recebem benefícios em “termos da saúde, agricultura, educação”, exemplificou, destacando que já “conhecem as vantagens” da Conservação.
Lembre-se que Nhabaua faz parte dos 16 Comités de Gestão de Recursos Naturais (Mecombezi, Bebedo e Nhampoca em Nhamatanda; Nhamacuenguere em Dondo; Nguinha e Nhantadza em Muanza; Muanandimai, Catemo e Nhabaua em Cheringoma; Nhamacolomo em Maringué; e Santunjira, Canda, Tambarara, Nhanguo, Nhambita e Djuchenje em Gorongosa) que receberam cerca de 730.220,54 meticais, resultantes de 20% das taxas de entrada no Parque Nacional de Gorongosa em 2023, cuja cerimónia de entrega oficial destes valores teve lugar na Vila de Inhaminga, distrito de Cheringoma. Neste evento participaram igualmente, os CGRN das comunidades. (Profundus PDF).