Comunicar para Mudança

Contra abandono escolar: 544 alunas recebem bicicletas em Nhamatanda

A Escola Secundária de Tica, no posto administrativo do mesmo nome, acolheu o evento provincial de entrega de bicicletas a 2.441 alunas da 9ª Classe a oito distritos das 13 existentes, que deveriam ter recebido no ano passado na província de Sofala, no âmbito de “Eu Sou capaz”.

Em Sofala, a entrega de bicicletas foi para os distritos de Nhamatanda, Marromeu, Caia, Maringué, Chibabava, Cheringoma, Buzi e Beira, abrangendo 14 escolas do ensino secundário.

Ainda no contexto do “Eu Sou capaz”, cerca de 500 escolas do ensino primário na componente de distribuição de uniformes escolares gratuitamente, serão incluídas.

Só no distrito de Nhamatanda, anfitrião do evento de entrega de bicicletas, nesta primeira fase, recebeu os meios circulantes a ”Escola Secundária de Tica (353), Escola Secundária de Jasse [- Siluvo] (152) e Escola Secundária Alberto Chipande –Chiadeia (39)”. Ao todo, foram 544 a igual número de alunas beneficiárias. São dados apontados pela chefe do Gabinete do Governador de Sofala, em respectiva representação, Ana Maria Chirinda.

No próximo mês de agosto, no âmbito desta iniciativa, voltar-se-á entregar bicicletas, desta vez, a raparigas de 8ª classe. Posteriormente, uniformes escolares, kits de dignidade, realização da Copa “Eu Sou capaz”.

O “Eu Sou capaz”, segundo a chefe do Gabinete do Governador de Sofala, em respectiva representação, Ana Maria Chirinda, “melhorou o aproveitamento pedagógico das escolas abrangidas, reduziu o atraso e abandono escolar, tem estado a aumentar o número das raparigas matriculadas e reduziu o custo em ensino sobretudo na aquisição de uniformes e bicicletas para as raparigas”.

As cerimónias de género devem decorrer num distrito onde tem mais raparigas, eis a escolha de Nhamatanda, no posto administrativo de Tica.

“A doação de bicicletas irá melhorar a nossa permanência e rendimento escolar, encurtando assim o tempo, casa-escola, permitindo a assiduidade e pontualidade na escola”.

“Muitas são as raparigas em todo país que ainda necessitam de assistência social para garantirem o seu sucesso escolar e futuro promissor”, lê-se na mensagem das beneficiárias.

A entrega dessas bicicletas faz parte das cerca de 12 mil raparigas que estudam em 87 escolas secundárias de seis províncias moçambicanas, nomeadamente, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Manica, Sofala e Maputo, como forma de reduzir a desistência escolar pelas distâncias entre casa-escolas.

O programa “Eu sou capaz” é desenvolvido pelo Instituto Nacional da Juventude e foi lançado em abril de 2021 no distrito de Gondola, província de Manica, por Isaura Ferrão Nyusi, primeira-dama de Moçambique e patrona da iniciativa, cujo objectivo é de reter a rapariga na escola e proporcionar melhores oportunidades de educação e acesso a serviços.

O “Eu sou capaz” financiado pelo Banco Mundial, em cerca de 38 milhões de dólares (cerca de 2.432 milhões de meticais), e envolve também acções de formação e iniciativas de emprego e auto-emprego, visando ainda a redução dos índices de uniões prematuras em Moçambique. (Muamine Benjamim/Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades