Dondo e Nhamatanda acolhem Feira de Saúde

Os distritos de Dondo e Nhamatanda, na província de Sofala, acolheram no último sábado, a Feira de Saúde promovida pela Rede Viária de Moçambique (REVIMO).

A Feira de Saúde realizada num só dia nos dois distritos tinha como objectivos, levar serviços básicos de saúde às comunidades ao longo dos corredores rodoviários Estrada Nacional Número Seis (EN6) e reforçar o bem-estar dos trabalhadores e das populações vizinhas usuárias das infra-estruturas sob a sua gestão.

Entre as actividades do dia, destacam-se rastreios de malária, medição da tensão arterial, doação de sangue, testes de glicemia, consulta de vista, vacinação, aconselhamento sobre prevenção de doenças e entrega de material desportivo.

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da REVIMO, Constantino Gode, destacou a importância da acção para a comunidade:

“Hoje estamos no Dondo, com foco principal na área da saúde. Realizamos a Feira de Saúde e entregamos equipamentos desportivos para que os jovens possam, através do desporto, adoptar um estilo de vida saudável. A comunidade é nossa prioridade, e procuramos cuidar das pessoas através da formação, promoção da saúde e de um ambiente saudável no trabalho.”

O PCA explicou que a empresa também apoia a educação: “Entregamos material escolar e, em Vanduzi [Manica], iremos realizar acções semelhantes. Já realizámos outras iniciativas, como a entrega de material de construção em escolas primárias e a melhoria de infra-estruturas de saúde em Gondola [província de Manica].”

Azarias Manhenje, representante do administrador do distrito e director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), disse: “Com o apoio da REVIMO, conseguimos levar serviços de saúde às comunidades, incluindo alguns que não estão disponíveis em todas as unidades sanitárias”.

Das 21 unidades sanitárias de Dondo, algumas oferecem apenas determinados serviços.

“Obtive serviços de observação de vistas. Não consigo ver bem as letras e, por vezes, sai lágrima num dos olhos. O atendimento foi bom, mostraram-me os óculos que servem para mim e informaram que o preço é de 300 meticais para compra”, disse Mário Sande, munícipe beneficiário da consulta oftalmológica.

A Feira de Saúde enquadra-se nas acções de responsabilidade social da REVIMO, que contou com o envolvimento de equipas médicas locais e parceiros do sector da saúde, que disponibilizaram consultas médicas gerais. (Narcísio Cantanha).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading