Estádio de Machava recebe nova designação “Estádio da Independência Nacional”

O Presidente da República, Danie Chapo, anunciou hoje, quarta-feira (25.06) que o Estádio da Machava, passa a designar-se “Estádio da Independência Nacional” por decisão do Conselho de Ministros, reunido ontem, terça-feira (24) em mais uma sessão.

Segundo Chapo, a mudança do nome visa registar de forma indelével o acontecimento mais marcante na história do país assinalado a 25 de Junho de 1975, transformando o Estádio numa referência de patriotismo e cidadania, no presente e para as gerações vindouras.

O Chefe do Estado sublinhou que foram observadas todas as formalidades legais para atribuir ao Estádio da Machava o nome de Estádio da Independência Nacional.

“Julgamos que os Moçambicanos sentir-se-ão orgulhosos de olhar para este estádio não somente como uma referência arquitectónica e ícone do desporto, mas, sobretudo, o verdadeiro berço da nossa independência nacional”.

Contudo, referir que o Estádio da Machava foi construído pelo Governo colonial português (as obras começaram em junho de 1963), tendo sido inaugurado em 30 de junho de 1968, com um jogo de futebol envolvendo as seleções de Portugal e Brasil, assistido por cerca de 60 mil espectadores.

O recinto, inicialmente, localizado no bairro do Infulene, no Município da Matola, província de Maputo, foi designado Estádio Salazar, em homenagem ao político ditador português António de Oliveira Salazar.

O nome veio a ser alterado em 1975, tendo sido atribuído o nome de Estádio da Machava.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.