Ontem, segunda-feira, em Washington, D.C., o Secretário de Estado Adjunto Christopher Landau e a Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Moçambique, Maria Manuela dos Santos Lucas, acompanhados pelo Ministro da Saúde Ussene Hilário Isse, assinaram o Memorando de Entendimento (MOU) de cooperação bilateral em saúde com duração de cinco anos entre os Estados Unidos e Moçambique (EUA).
“O Departamento de Estado, em colaboração com o Congresso, pretende disponibilizar até US$ 1,8 bilhão para expandir soluções de ponta, como o medicamento Lenacapavir para a prevenção do HIV/AIDS, e impulsionar avanços nos esforços de prevenção da malária. Por meio do Memorando de Entendimento, a República de Moçambique se compromete a aumentar seus gastos internos com saúde em quase 30% do orçamento governamental nos próximos cinco anos. Esses recursos serão utilizados para melhorar a saúde materna, neonatal e infantil, além de intensificar os esforços nacionais para eliminar a transmissão vertical do HIV/AIDS”, lê-se num comunicado recebido na Redacção do “Profundus”.
A assinatura do Memorando reforça o compromisso compartilhado de tornar o sistema de saúde de Moçambique duradouro, resiliente e um instrumento eficaz para proteger tanto americanos quanto moçambicanos. Enquanto o Departamento de Estado continua a alcançar conquistas no âmbito da Estratégia Global de Saúde “América Primeiro” e a impulsionar avanços cruciais na saúde global, demonstrando o impacto da inovação e da liderança americanas na segurança sanitária global.
Os Estados Unidos mantêm o compromisso de assinar memorandos de entendimento bilaterais plurianuais sobre cooperação global em saúde com dezenas de países que recebem assistência médica dos EUA nas próximas semanas, a fim de promover a estratégia de saúde global “América Primeiro”. (Profundus).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







