O Governo do Distrito de Muanza, em Sofala fez no último sábado, o lançamento do Festival dos 50 Anos de Independência Nacional, juntando oito grupos de danças tradicionais. O evento vai culminar com as comemorações do dia da Independência, 25 de Junho.
O evento histórico de manifestação cultural junta oito grupos, com destaque para danças tradicionais, modernas, grupo de capoeira e teatro.
O secretário permanente de Muanza, Felix Nhama, orientando a cerimónia, fez lembrar que a Constituição da República de Moçambique consagra entre os princípios fundamentais, a responsabilidade do Estado na promoção e desenvolvimento da cultura e personalidades nacionais.
A ação preconizada passa pela identificação, o registo, a preservação e valorização dos bens nacionais e espirituais que integram o património cultural moçambicano.
“O governo do distrito de Muanza vai apresentar várias manifestações culturais praticadas no nosso distrito, de forma especial nas nossas comunidades e nas nossas escolas representadas, que simbolizam a nossa cultura como a identidade dos povos nativos de Muanza.
Pretende-se com evento deste género, contribuir de forma significativa na valorização da cultura de Muanza, passando de “geração para geração”, com as diversas manifestações que hoje são representadas.
Em todos sábados, os grupos culturais vão competir para serem destacados como vencedores com prémios ainda não conhecidos. (João Cipriano).