Fragilidade de APE’s leva à recapitulação de matérias em Cheringoma

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e a Direcção Provincial de saúde juntaram 32 Agentes Polivalentes Elementares (APE’s) do distrito de Cheringoma para recapitulação de matérias de uso das tecnologias de informações para aplicação de dados, controlo de stock’s e elaboração de inventários.

Os APE’s desempenham um papel crucial nos cuidados primários de saúde nas comunidades, desde a promoção, prevenção, tratamento de infecções ligeiras e referenciação de casos graves para unidades sanitárias.

Na ocasião, a coordenadora dos APE’s, Nádia Maria João Manga, apontou a fragilidade notada no envio dos dados pelos Agentes e submissão de dados no aplicativo, por isso, o objectivo principal do refrescamento é a recapitulação dos conhecimentos de matérias que os mesmos já adquiriram nas capacitações anteriores.

“O refrescamento calhou, porque algumas actividades que os APE’s fazem, notamos alguma fragilidade no envio dos dados, na submissão dos dados no aplicativo apskile. Com isso achamos certo fazermos o refrescamento a todos para podermos sanar as dificuldades que eles têm e assim continuar a fazer o trabalho na comunidade” disse a coordenadora dos APE’s em Sofala.

O supervisor distrital dos APE’s do PNG, em Cheringoma, Castigo Banguene, avaliou positivamente a ideia do refrescamento no distrito. “Avaliamos de forma positiva o refrescamento dos APE’s. Estamos a falar de 32 APE’s que o distrito de Cheringoma tem”.

“O que se pretende [com esta recapitulação] é o desenvolvimento da capacidade dos actores comunitários de Cheringoma. Com isso, “esperamos que os APE’s tenham uma capacidade melhorada para exercer as suas funções e actividades a nível do distrito” disse Castigo Banguene.

A APE da localidade de Nhansoswe, Sara João Augusto reconhece as dificuldades.

“Na minha comunidade sou visto como banco de socorro. Quando existe qualquer situação, a comunidade corre para mim. E quando são casos difíceis, mando para as unidades sanitárias, por isso, este refrescamento veio mesmo na hora certa, porque eu tinha muita dificuldade de usar as ferramentas tecnológicas para fazer o controlo de stock dos medicamentos e equipamentos no meu kit de trabalho” disse Sara João.

A recapitulação de matérias para APE’s decorreu de 15 a 19 de setembro último no distrito de Gorongosa, envolvendo, igualmente, técnicos da Direcção Provincial de Saúde e do distrito. (Manuel Gado).

 


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading