Nhamatanda, 31 agosto de 2025 – A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique vai proceder amanhã, segunda-feira, a entrega oficial ao Governo provincial de Sofala de um Centro de Saúde e um Centro Formação Vocacional em Metuchira, infra-estruturas orçadas, no global, em 730 mil dólares (46 milhões de meticais) e que foram construídas pela Tzu Chi no âmbito do pacote de apoio às comunidades afectadas pelo ciclone Idai no centro de Moçambique em 2019.
“O Centro de Saúde de Metuchira, cujas obras arrancaram em 2024, está orçado em mais de 230 mil dólares (cerca de 15 milhões de meticais) e vai beneficiar cerca de duas mil famílias que vivem nas 410 casas do Centro de Reassentamento de Metuchira, habitações que foram também construídas pela Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique e já foram entregues, no ano passado, à comunidade local”. Lê-se no comunicado partilhado ao “Jornal Profundus”.
O Centro Vocacional de Metuchira, por seu turno, está orçado em cerca de 500 mil dólares (32 milhões de meticais), prevendo-se que forme, por ano, cerca de 1000 pessoas, sobretudo jovens, em áreas práticas orientadas para o autoemprego.
A cerimónia de inauguração das duas infraestruturas contará com a presença da Vice-Presidente da Tzu Chi a nível global, Pi Yu Lin, que visita Moçambique desde quinta-feira, bem como com o Governador da Província de Sofala, Lourenço Bulha, além de outras figuras da administração local.
Esta é a segunda visita da Vice-Presidente da Tzu Chi Global a Moçambique. Em 2024, Pi Yu Lin esteve no país, tendo, na altura, mantido um encontro de cortesia com o actual Presidente da República, Daniel Chapo, onde foram debatidos assuntos ligados aos projectos que a Tzu Chi possui em Maputo, Sofala e Nampula.
A delegação liderada por Pi Yu Lin integra também Simon Ming Shyong, Administrador Executivo e Director para Religião e Assuntos Humanitários, Lin Su- Yun, Directora de Finanças e Cheng- Chu, Director do Departamento de Construção, quadros seniores da fundação a nível global.
Além de diversas actividades ligadas ao cotidiano da fundação, a delegação da Tzu Chi Global vai ainda testemunhar, no dia 03 de Setembro, a entrega oficial de 840 casas no Centro de Reassentamento de Guara-Guara, no distrito de Buzi, e a 10 escolas no distrito de Nhamtanda.
As habitações e as escolas fazem parte do pacote de apoio da Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique às comunidades afectadas pelo ciclone Idai em 2019 no centro do país e, à luz de memorando que a Tzu Chi tem com o Governo de Moçambique, a fundação vai entregar, até Abril de 2026, mais de três mil habitações e um total de 23 escolas.
O pacote de apoio da Tzu Chi às comunidades moçambicanas está orçado em mais de 100 milhões de dólares, inteiramente disponibilizados pelos mais de 10 milhões de voluntários da organização de fundamentos budistas espalhados pelo Mundo.
A Tzu Chi é uma instituição de caridade global fundada em 1966 pela Venerável Mestre Cheng Yen, religiosa budista. O “Tzu Chi” significa “compaixão e alívio” e a missão da fundação é aliviar o sofrimento humano, através de actos de bondade e serviço desinteressado. Presente em mais de sessenta nações, a Tzu Chi presta apoio a todos quantos necessitam, sem distinção de credo, raça ou nacionalidade, sendo movida por elevados princípios morais e espírito de abnegação.
Em Moçambique, a Tzu Chi opera desde 2012 no apoio às comunidades em diversas áreas, com destaque para educação, agricultura, saúde e assistência às populações, sobretudo em períodos de emergência face às cíclicas calamidades naturais que têm afectado o país.
Com as contribuições de mais de 10 milhões de voluntários espalhados por todo mundo e com o esforço de cerca de 10 mil voluntários em Moçambique, a Tzu Chi promove uma cultura de paz, solidariedade e respeito mútuo, levando consolo e esperança às populações. (Muamine Benjamim).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.