Comunicar para Mudança

“Gerais de amanhã”: Dom Matsinhe exorta participação massiva às urnas

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) Dom Carlos Matsinhe, exorta aos cidadãos eleitores para que se façam presentes amanhã aos postos de votação para exercerem o seu direito cívico.

“Amanhã, dia 9 de Outubro, [será] um dia muito importante na história de Moçambique. Os moçambicanos voltam mais uma vez às urnas, cinco anos depois, para escolher os seus representantes. Com efeito, desejamos que todos os eleitores inscritos se façam presentes nas assembleias de voto o mais cedo possível”, disse hoje, Matsinhe.

Matsinhe disse ainda que uma vez exercido o direito de eleger, o eleitor deve voltar para sua residência aguardando pelo anúncio dos resultados através das entidades competentes.

“ Ninguém [deverá] votar e permanecer no local, sob pretexto de que motivo for, a fim de que garanta o descongestionamento do espaço para que as actividades decorram sem sobressaltos”, frisou, reiterando que todos os eleitores devidamente recenseados possam apresentar-se ao local da votação com o seu Cartão de Eleitor e pleno estado de lucidez.

AOS MMVs

Dom Matsinhe apela aos membros de mesas de votação (MMVs) para serem exemplares no cumprimento das normas que guiam a realização das suas tarefas. “Lembrem-se, são os únicos representantes do Estado perante o eleitor. Implementem todo o conhecimento adquirido ao longo da formação. Ninguém deve se fazer à Assembleia de Voto e regressar sem ter exercido o seu direito constitucional, de eleger”. (Profundus).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades