O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) comemorou através do Programa de Educação para Conservação, o Dia Mundial da Limpeza, em coordenação com as escolas, comunidades da sua Zona de Desenvolvimento Sustentável, Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas de Cheringoma, Muanza, Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Maringué e Vilas Municipais de Nhamatanda e Gorongosa, organizou as celebrações do Dia Mundial da Limpeza. As cerimónias decorrem nos seis distritos, mas as centrais foram marcadas no distrito de Gorongosa, sob lema: “Abra espaço Para Vida”.
O caso de Nhamatanda
Na vila municipal de Nhamatanda, as actividades de limpeza decorreram nos mercados, praças, escolas, principais vias de acesso e outros lugares de maior concentração de pessoas.
Entre jovens, adultos, idosos, instituições governamentais e privadas, em massa, confiaram na máscara, luva, bota, vassoura, ancinho, pá, contentores de lixo entre outros materiais para limparem Nhamatanda. “Vamos deixar a nossa vila limpa, com cheiro agradável e livre de doenças propagadas pela má gestão do lixo”, disse a Supervisora do Programa de Educação para Conservação do PNG, Domingas Aleixo, justificando o grande dia de Limpeza Mundial, no Município de Nhamatanda, envolvendo o Governo local, além de Clubes de Jovens e outras Organizações.
O Mundial da Limpeza não se trata apenas de organização de multidões de pessoas para as limpezas, mas constitui uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Anualmente, é celebrado o Dia na terceira semana de Setembro.
Neste ano de 2024, celebrou-se o dia Mundial da Limpeza, nos dias 20 de Setembro (sexta-feira) nas escolas e no dia 21 de Setembro (terceiro sábado), nos bairros e nas comunidades cujo objectivo foi de mobilizar a humanidade para uma acção de consciencialização através de campanha, juntando pessoas de todas as esferas e idades, incentivando-as à cidadania ambiental.
Da consciência para gerações futuras
O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que destaca a importância da consciencialização ambiental e a acção colectiva na limpeza de comunidades e espaços públicos.
Essa data promove a responsabilidade individual e a necessidade de cuidar do nosso planeta, combatendo a poluição e o descarte inadequado de resíduos. Para tal, envolve também adolescentes jovens, garantindo o aprendizado para as futuras gerações.
O membro do Clube de Jovens em Nhamatanda pelo PNG, Diogo António Francisco de 19 anos de idade, justificou que está “a limpar a nossa vila de Nhamatanda para estar sempre limpa e para prevenir certas doenças como cólera, malária”, apelando, “a todos para mantermos sempre a nossa vila limpa, as nossas casas limpas para prevenir”. “Fazer limpeza é para deixar a vila mais bonita porque recolhemos o lixo.
Com essa limpeza é possível sensibilizar outras pessoas para fazerem limpeza”, disse Lúcia Franque Waite de 17 anos de idade, também membro do Clube de Jovens.
Rosa João Manuel é uma rapariga de 15 anos de idade que “não sabia” que existe o Dia Mundial de Limpeza, mas desde o ano passado, “estou muito feliz por ter participado nas Jornadas de Limpeza”. E, assim vai a aprendizagem das novas e futuras gerações.
Os resíduos tais como, máscaras, garrafas, pontas de cigarro, papel, sacos, etc., juntam-se aos nove milhões de toneladas de lixo lançados todos os anos nos rios, lagos, mares e oceanos, o que representa 285 quilos por segundo, onde, 80% destes resíduos provém da terra e é transportada para os oceanos pelos rios.
Se nada for feito para travar este fluxo, estudos científicos e estatísticas da ONU prevêem que, em 2050, haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. É por isso que é tão importante tomar medidas e colocar os resíduos no seu lugar e chamar à consciência de cada um para que seja vigilante e seja responsável pela limpeza do ambiente em que se encontra inserido. (Luísa Franque).