Gorongosa apresenta impacto do Projecto PEACE nas comunidades de Cheringoma

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), juntou representantes do governo provincial, através do Instituto Nacional da Saúde (INS) delegação de Sofala e chefe do departamento de Saúde Pública, na Direcção provincial de Saúde, em Sofala, além do director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Cheringoma – distrito onde é implementado o Projecto PEACE, numa reunião de disseminação de resultados do Projecto implementado desde 2021.

No distrito de Cheringoma, o Projecto PEACE tem alterado a realidade de centenas de famílias. Graças a esta iniciativa apoiada pelo Governo do Canadá, jovens encontram acesso à escola, mulheres desenvolvem competências e poupanças, e mães recebem formação sobre nutrição e cuidados de saúde.

Também antigos combatentes e respectivos familiares encontram apoio nesta iniciativa, que procura reduzir a pobreza e consolidar a paz. Portanto, das salas de aula às explorações agrícolas, cada história representa um passo rumo a uma sociedade mais resiliente e inclusiva.

“É um projecto de paz, através de acção económica e empoderamento comunitário de mulheres e raparigas para garantir melhorias de educação, saúde e segurança alimentar e nutrição”, explicou o Director Associado da Saúde do Parque Nacional da Gorongosa, Pio Vitorino.

As intervenções do Projecto PEACE são “positivas”, avaliou o Director Associado da Saúde do PNG.

De 2021 a esta parte, em Cheringoma, o Projecto PEACE resume-se em “rapazes e raparigas com acesso a melhores serviços de saúde (1969) em 2021, (1970) em 2022, (1994) em 2023, (2018) em 2024 e (2042) em 2025; raparigas e mulheres jovens com acesso à saúde e saneamento (3630), (3674), (3718), (3763) e (3808); brigadas móveis (Catemo e Nhabaua) (4), (41), (150), (150) e (495); mães-modelo formadas anualmente (nutrição e Planeamento Familiar); (2), (13), (15), (15) e (15); Agentes Polivalentes da Saúde (APS) formados em questões-chave de saúde (Catemo regulado) (10), (10), (10), (10) e (10); crianças <5 alcançadas com intervenções nutricionais (428), (433) (438), (443) e (448)”, respectivamente.

Por exemplo, segundo o Director Associado da Saúde do Parque Nacional da Gorongosa, Pio Vitorino, as mulheres já adoptam o “planeamento familiar”, como resultado das intervenções do Projecto PEACE em Cheringoma em coordenação com outros parceiros locais como o Governo.

Cheringoma foi o distrito piloto para o Projecto PEACE. Nos próximos anos, pretende-se abranger os restantes cinco distritos considerados Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG, nomeadamente, Nhamatanda, Gorongosa, Muanza, Maringué e Dondo.

Contudo, a reunião provincial, de dois dias, a terminar hoje, sexta-feira, serviu também de oportunidade para colher ideias do Governo e encontrar alavancar maneiras de intervenções para impactar mais as comunidades. Para tal, houve partilha de experiências e trabalhos em grupos na identificação de outros projectos comunitários com objectivos semelhantes que os do PEACE com possibilidades de futuramente colaborarem, afinal, as comunidades são as mesmas.

Hoje, sexta-feira, haverá apresentação de casos de sucesso e desafios enfrentados por cada parceiro, levantamento de estratégias de implementação de actividades em sinergia e recomendações para melhoria dos planos de actividades. (Muamine Benjamim).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading