Gorongosa capacita 30 mães das comunidades em matérias de nutrição

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) capacitou na última quarta-feira (14.05), 30 mulheres, entre grávidas, lactantes e Agentes Polivalentes da Saúde (APS), através do Programa de Saúde Materno Infantil (SMI) e Nutrição, em Estratégias de Comunicação para Mudança Social e de Comportamento sobre Nutrição, Água e Saneamento (Wash) e Saúde Sexual Reprodutiva ao nível familiar, cujo foco é a mudança comportamental das comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável para a sua melhoria de saúde.

Ainda existem muitos tabus nas comunidades que por vezes colocam em perigo a saúde das pessoas, mais preocupante ainda em zonas que não existem centros de saúde. Há homens que ainda proíbem suas esposas de fazerem planeamento familiar, deixam todas as actividades domésticas para as esposas e favorecem uniões prematuras. Portanto, a Gorongosa pretende mudar estas atitudes negativas, através de formações para a mudança de comportamento.

Segundo a gestora do Programa de Saúde Materna Infantil e Nutrição, Vanessa Mário, pretende-se com estas capacitações “melhorar a situação de saúde visto que a maioria das [comunidades de Maringué] residem a mais de 10 quilómetros do Centro de Saúde”, o que logicamente a intervenção de certas doenças não tem sido imediata.

Na ocasião, as mulheres foram sensibilizadas a manterem uma alimentação equilibrada saudável e a diversificar os alimentos de modo a garantir a ingestão de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebé e a saúde da mãe fazendo isso com os alimentos disponíveis na comunidade seguindo uma dieta variada que contribuirá na prevenção de qualquer tipo de deficiência nutricional e assim podendo enriquecer o bom desenvolvimento do feto, e a produção de leite materno de qualidade para a lactante.

Para Vanessa Mário, estas “sensibilizações comunitárias são formas de trazer bons hábitos de nutrição, saúde e higiene”, para mais próximas das comunidades.

As mulheres reconhecem o grande papel que o homem tem no pré-parto, parto e pós-parto, contando com os primeiros meses de vida do bebé, desde a higiene à alimentação saudável com base nos produtos disponíveis localmente para garantir o leite materno.

Exemplo, alimentos como peixe-seco, verdura e algumas frutas são encontrados localmente em Maringué.

A mãe Elisa Issaque, depois da capacitação, destacou a forma correta de amamentar bebés. Primeiro, a mãe deve estar com as mãos limpas e tomar uma posição podendo ser deitada de lado na cama, sentada com o bebé no colo, sentada, com o bebé na posição “cavalinho” ou de pé, fixando a boca do bebé para amamentar sem dificuldades. Estas posições permitem ao bebé abrir bem a boquinha antes de abocanhar o seio, devendo pegar mais a parte de baixo da auréola que a de cima.

“A partir de hoje, iremos lavar as mãos antes e depois de dar de comer aos nossos filhos. Teremos mais de duas refeições ao dia” disse Elisa satisfeita com as actividades do PNG.

Em Kapimbe, as frutas vão passar a fazer parte das refeições diárias, variando os alimentos. “As mulheres grávidas agora irão alimentar-se de frutas, carnes, batata-doce, xima de mapira e de milho”, descreve Fátima Filipe, outra capacitada.

Fátima diz que antes das acções do PNG, os bebés nasciam entre 1 a 2,5 kg, com “pele seca”, mas com as informações sobre nutrição antes, durante e depois do parto, já nascem normalmente. Aliás, outros alimentos que ajudam a saúde do bebé é o consumo de ovos, apesar de haver um mito segundo o qual comer este alimento resulta num bebé sem cabelo” – é uma mentira desmascarada pelas capacitações.

Estas capacitações vão decorrer nos seis distritos em dias diferentes, designadamente, Gorongosa, Muanza, Cheringoma, Dondo e Nhamatanda, além do posto administrativo de Súbue na zona de kapimbe – Maringué. (Eugénia Armando).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.