O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do Programa do Clubes da Gorongosa, capacitou 30 membros do Conselho da Escola Básica de Mazamba, no distrito de Cheringoma, cuja intenção é de as comunidades serem mais activas e interventivas no processo de tomada de decisões sobre o desenvolvimento da escola.
Entre directores da escola, professores, pais e encarregados de educação de alunos e representantes das comunidades da localidade de Mazamba, reuniram-se em dois dias para uma capacitação em matérias de gestão escolar. Dos 30 participantes, 18 são homens e 12 mulheres.
Segundo explica um dos facilitadores do evento, gestor do Clube da Paz, Tomás Tangay, o treinamento tinha o objectivo de dotar os membros do Conselho da Escola conhecimentos e boas práticas capazes de transformar e trazer melhorias significativas na gestão escolar democrática, inclusiva, e amiga do meio ambiente e promotora da cultura de paz.
Tomás Tangay falou da importância da capacitação dos membros do Conselho de Escola, como o órgão máximo de consulta ao nível da escola, a estabelecer a ligação entre a comunidade e a escola e vice-versa.
Igualmente, pretendia-se com a capacitação reflectir e debater sobre o papel do Conselho da Escola na protecção e salvaguarda, além da conservação do meio-ambiente e criação de ambientes escolares mais atractivos e inclusivos.
Durante a capacitação abordaram sobre o papel do Conselho das Escolas, como por exemplo, fazer o levantamento das crianças com necessidades educativas especiais que estão nas suas casas para que estas possam estudar, através de um apoio direccionado, portanto, educação inclusiva.
Garantida participação activa na escola
Os participantes avaliaram positivamente o treinamento. Afinal, alguns entrevistados não conheciam claramente as suas tarefas e responsabilidades, por isso, a gestão escolar deste ano será diferente dos anos anteriores. Também afirmaram que pretendem participar activamente na construção da escola dos sonhos.
O ponto focal dos Conselhos de Escolas, no Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Cheringoma, Inácio Sacramento Machirica reiterou a percepção de que houve muita aprendizagem durante o treinamento e que espera mudanças significativas nos próximos tempos.
Inácio Sacramento Machirica falou de recursos a mobilizar para fazer réplicas da capacitação em outras escolas de Cheringoma.
Já a professora, Joaquina Andrade disse que aprendeu bastante sobre Género e Violência Baseada no Género, Educação Ambiental e Cultura de Paz. Através deste “conhecimento adquirido na capacitação, haverá muitas mudanças na comunidade escolar”.
“Aprendemos muita coisa que vai ajudar o Conselho de Escola a trabalhar melhor”, descreveu a encarregada de educação, Gina João Sandramo, agradecendo o Parque Nacional da Gorongosa pela iniciativa e projecto de treinamento de membros do Conselho de escola.
“Aprendemos também sobre a importância de deixar as crianças estudarem. Antes da capacitação, não sabíamos como orientar as crianças como membros do Conselho, mas agora temos conhecimentos de como orientá-las na escola e na comunidade”, acrescentou Gina João Sandramo.
Além de Cheringoma (Mazamba), as capacitações em matérias de gestão escolar com forte participação dos conselhos de escolas, estão a decorrer nos distritos de Nhamatanda (Vinho), Gorongosa (Nhambita, Samora Machel, Madzimachena e Nhandar) como escolas de pilotagem da abordagem que se pretende que seja inovadora.
O Clube da Gorongosa vai continuar a apoiar os Conselhos de Escolas, no âmbito da elaboração participativa dos instrumentos de gestão escolar para focalizar nas necessidades e problemas reais enfrentados localmente, como, por exemplo, apoio na elaboração dos Projectos Políticos Pedagógicos das escolas (PPP’s), os Planos de desenvolvimento das Escolas (PdE’s) e o plano anual de actividades a nível da escola (PdA’s). Estes instrumentos vão inspirar, orientar e inovar os processos de gestão escolar, tornando as escolas mais efectivas e eficazes nas respostas às necessidades e na busca de propostas alternadas de soluções locais com o envolvimento activo de toda a comunidade escolar (gestores de escolas, professores, alunos e alunas, pais/encarregados de educação e a comunidade em geral). (Manuel Gado).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.