O Parque Nacional da Gorongosa está a tornar as comunidades uma Geração de Restauração. Em comemorações do Dia Mundial do Ambiente, 05 de Junho, as comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável estiveram unidas a favor de uma conservação sustentável dos recursos escassos.
O Parque Nacional da Gorongosa tem implementado actividades rotineiras para consciencializar as comunidades locais sobre os recursos escassos e a sua gestão sustentável. Só na última quarta-feira, por exemplo, nos seis distritos considerados Zonas de Desenvolvimento Sustentável, envolveram-se em actividades de sensibilização através de palestras, peças teatrais sobre as melhores práticas ambientais, “desfile de crianças soldados” amigos do Ambiente, plantio de várias espécies de árvores, além de marcha com mensagens sobre a conservação do meio ambiente.
O Dia Mundial deste ano celebrou-se sob o lema: “Nossa Terra. Nosso Futuro. Nós Somos a Geração Restauração”. Esta “Geração Restauração” já existe nos seis distritos considerados Zonas de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa que são os membros das comunidades e todos os outros usuários dos recursos naturais disponíveis.
Segundo “o gestor do Programa de Educação para Conservação do PNG, Dáglasse Muassinar, a data foi estabelecida com o “objectivo principal de chamar atenção a todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis”.
A Gorongosa através do Programa de Educação para Conservação, pretende que “a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos das acções do Homem sobre o Meio Ambiente e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais”, por isso, “a cada ano, um tema é debatido amplamente e são realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes, sector privado e empresas.
Para Dáglasse Muassinar, “não significa que a nossa preocupação com o ambiente seja apenas em datas comemorativas, mas, todos os dias, através de pequenos gestos e intervenções. Por esta razão o Parque Nacional da Gorongosa e todas Áreas de Conservação da Rede Nacional das Áreas de Conservação têm o lema “Prontos para Conservar o Meio Ambiente”. É uma forma de demonstrar “a nossa prontidão em tudo fazermos para contribuirmos para um ambiente saudável para todos os seres vivos.
Nos seis distritos, o PNG através do Programa de Educação para Conservação coordenou com escolas, comunidades, parceiros e Governos para juntos reflectirem sobre o Meio Ambiente.
As cerimónias centrais nos seis distritos decorreram no distrito de Gorongosa, posto administrativo de Vunduzi, ali onde foi desactivada a última base da Renamo com a entrega simbólica da última arma da Renamo militarizada, das mãos do seu líder Ossufo Momade para o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.
O chefe do posto de Vunduzi, Eusébio dos Santos Nguiraze, em representação do administrador do distrito de Gorongosa, reconheceu o contributo do PNG. “Nós somos os donos dessa terra, o Parque está a nos consciencializar sobre a necessidade de gestão sustentável dos nossos recursos escassos, para o nosso bem”.
“A arma principal disso é a nossa união” para conservar os nossos recursos, adoptando práticas recomendações”, disse Eusébio dos Santos Nguiraze diante da população.
No distrito da Gorongosa, as actividades, no contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente continuaram até ao dia seguinte já na Serra da Gorongosa. (Muamine Benjamim –Vunduzi/Profundus PDF).