O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através da sua iniciativa SPARK GORONGOSA, esteve reunido com especialistas em Chitengo (coração da Gorongosa), na província de Sofala, região Central de Moçambique, para identificar, discutir e propor soluções na área de Saúde, ao mundo, especialmente à sua Zona de Desenvolvimento Sustentável (Zona Tampão).
O evento de cinco dias, que terminou no último sábado, juntou especialistas jovens em Saúde, da Nigéria, Austrália, EUA, África do Sul, Etiópia, Camarões, Benin, Gana, Marrocos, Chade, Zâmbia, Tanzânia, Quénia, além de 12 estudantes moçambicanos.
O gestor sénior do sector da Saúde no Parque Nacional de Gorongosa, Joaquim Ngomane, explica que “normalmente, temos estado a tratar pessoas com enfermidades e reportá-los aos nossos doadores, mas [através desta reflexão com internacionais], queremos avançar para uma situação em que temos mais informação sobre o que está a acontecer em relação a Saúde das nossas comunidades; que tipos de problemas de Saúde existem na nossa comunidade e procurar soluções. Essas soluções poderão vir a ser novos medicamentos, novos serviços, novos artefactos… É por isso que estamos com SPARK Global, SPARK África e SPARK Gorongosa”, justificou.
Com esta reflexão, Joaquim Ngomane já prevê uma colaboração com especialistas internacionais para combater problemas de Saúde, a exemplo de “malária, malnutrição, doenças gastrointestinais, as mais preocupantes” na Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa.
“Somos capazes de descobrir outra forma de estancar este problema que temos sobre a malária”. Esta colaboração serve exactamente para novas formas de “tratarmos as nossas enfermidades [e], inovarmos”, garantiu o gestor Sénior do sector da Saúde no Parque Nacional de Gorongosa.
Os SPARKEES, como os chama Ngomane, em Chitengo, vão apresentar os problemas que já identificaram nos diversos hospitais em Moçambique e passarão para a fase de desenvolvimento de soluções.
Alguns problemas de Saúde que tiverem “soluções imediatas, vamos colocar” para as mais de 250 mil pessoas existentes na Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa.
O encontro, que une especialistas em Chitengo, é suportado pela parceria prorrogável de cinco anos entre SPARK Gorongosa e SPARK Global.
SPARK Gorongosa é uma iniciativa de colaboração entre pesquisadores moçambicanos, da SPARK África e SPARK Global, comprometidos em desenvolver soluções na área de saúde, através de novos medicamentos, serviços ou artefactos, acessíveis para a população rural.
Na ocasião, o Governo do distrito de Gorongosa, representado pela secretária permanente, Bendita Thomo, convidou os especialistas em Saúde a “apreciarem as nossas potencialidades para que mais investimentos possam beneficiar as nossas comunidades, na promoção da saúde pública por meio da inovação”, descobrindo “medicamentos, desenvolvimento clínico e a oferta de cuidados de saúde personalizados”.
O Parque Nacional da Gorongosa é uma área de conservação situada na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, no coração da zona centro de Moçambique. Possui uma área de 4000 km² (400000 hectares) e abrange seis distritos da província de Sofala, nomeadamente: Gorongosa, Nhamatanda, Dondo, Cheringoma, Muanza e Maringué. (Profundus PDF).