O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através de parceiros como UN Habitat, Governo do distrito de Cheringoma, Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente e líderes comunitários, pretendem transformar a vila de Inhaminga num modelo de urbanização do Futuro. Para tal, foi lançada ontem, segunda-feira, naquela vila, o seu componente quadro de desenvolvimento sustentável: assistência Técnica ao PNG na Redução do Risco de Catástrofes e Reconstrução Resiliente na Zona Tampão da Gorongosa.
No discurso de abertura do evento, sob o lema “juntos na transformação de Inhaminga no modelo de urbanização do Futuro”, a administradora de Cheringoma, Henriqueta Fermino do Rosário, começou por enaltecer a iniciativa do Parque Nacional da Gorongosa, para depois pedir a colaboração de todos, principalmente líderes comunitários dos 13 bairros a serem abrangidos.
O projecto vai ser implementado nos 13, designadamente, Dak, 25 de Junho, Matadouro, Kankhomba, Dimba, Chide, Santa Fé, Aeródromo, Maguiguane, Chite, 11 de Novembro, 3 de Fevereiro e Ceta.
“Se não levarmos o amor e colocar à frente, o projecto não vai avante. Vamos fazer Inhaminga, a cidade do futuro. O Parque Nacional da Gorongosa já apareceu para impulsionar”.
“Esperamos que cada secretário do bairro tenha a consciência de que este projecto veio para ficar e veio para minha comunidade”, chamou atenção a administradora.
O PNG, através da Directora do Departamento de Infra-estruturas e Desenvolvimento Urbano do Parque Nacional da Gorongosa, Thais Glowacki explicou que com o encontro de quatro dias, pretende-se elaborar de forma conjunta, aquilo que realmente deve ser Inhaminga no futuro.
O desenvolvimento de Inhaminga faz parte do Programa de Urbanização do Parque Nacional da Gorongosa. Este Programa “vem planificar o crescimento ordenado das áreas urbanizadas das áreas urbanizadas da Zona de Desenvolvimento Sustentável da Gorongosa”, portanto, um apoio, disse Thais Glowacki, reiterando que “se você não sabe o que é actividade prioritária, fica difícil tomar o primeiro passo”.
Sendo o primeiro dia, o encontro serviu de exposição do enquadramento e perfil de riscos da Vila de Inhaminga; assistência técnica da UN Habitat ao PNG; o Programa de apoio na Zona de Desenvolvimento Sustentável; o Projecto para a reconstrução resiliente; a componente do quadro do desenvolvimento sustentável; incluindo objectivos e os resultados esperados. (Manuel Gado).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.