Centenas de pessoas das comunidades e o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) juntaram-se para limpar a Vila de Muanza, em Sofala, além de palestras para práticas sustentáveis, marcando as comemorações do Dia Mundial de Limpeza, 20 de setembro.
O destaque foi para a junção de quase 300 pessoas, entre autoridades locais, comerciantes e parceiros para promoverem uma jornada de limpeza no mercado Kuverana, além de palestras realizadas durante a semana, nas escolas localizadas na Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG.
Na ocasião, a supervisora do Programa de Educação para a Conservação no Parque Nacional da Gorongosa, Rosa Zimba, reforçou aos presentes para fazer da limpeza uma acção quotidiana, como acto de remoção física de sujidades, impurezas, detritos e microrganismos presentes em qualquer área ou local, corpo, material ou artigo, usando utensílios tais como: a vassoura, o sabão, soluções, detergentes, água, escovas, esfregão aspirador, esponjas, luvas máscaras, ancinho, enxadas, catanas, machados entre outros.
“O Dia Mundial da Limpeza é importante porque chama-nos a atenção a importância da limpeza e para consciencializar a população de que nós devemos evitar a sujidade, então fazendo a remoção do lixo, do resíduo e fazermos o depósito em lugares adequados”, recordou a supervisora do Programa de Educação para a Conservação no PNG.
Não esperem apenas fazer a limpeza em datas comemorativas, exortou Rosa Zimba.
“O que nós esperamos é ver nossas casas limpas, nossos bairros, nossas ruas limpas, e só assim que podemos evitar algumas doenças. Temos que levar esse exemplo aqui nas nossas casas, mantendo limpo nossos quintais, nossa casa de banho, fazemos copa, termos latrina” disse a moradora de Muanza, Maria Sandra Manuel, depois de uma limpeza colectiva.
“O que eu espero como residente da comunidade é que cada um seja exemplo em manter o seu redor ou seu ambiente limpo seguindo esta jornada que hoje foi organizada. O mercado Kuverana tem outro visual, esperamos que o mercado fique sempre desta maneira” foram palavras de Bacalhão Duas, outro participante da jornada de limpeza.
O Dia Mundial da Limpeza é celebrado desde 2007 sempre no terceiro sábado do mês de Setembro, através de um movimento ambientalista global fundado em Tallinn na Estónia, um País localizado no Nordeste Europeu.
Este ano, a data é celebrada sob o lema “Seja os 5% que transformam o mundo”, chamando à consciência de cada um para ser amigo do Meio Ambiente. (João Cipriano).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.