O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do programa de educação para conservação, continua a levar palestras para a mudança de comportamento. A recente actividade decorreu em Nhangueia no distrito de Gorongosa, juntando 100 membros da comunidade para comemorar o Dia Mundial do Abutre, cujo objectivo é de sublinhar a importância ecológica do animal e a necessidade de conservá-lo.
O Dia Mundial do Abutre é comemorado anualmente no primeiro sábado de Setembro.
A supervisora distrital do programa de educação para conservação em Gorongosa, Narcísia Alberto Farneira, falou do objectivo que é chamar à consciência para promover acções que contribuem para a protecção do Abutre.
Narcisia explicou a importância do Abutre e as ameaças que a ave enfrenta.
Na ocasião, Narcísia Alberto Farneira incentivou à comunidade para abandonar as más práticas no sentido de proteger o abutre e permitir que ele realize a sua actividade de limpeza sem ameaças.
A comunidade diz que já está ciente da importância do abutre, prometendo proteger o animal com acções.
Vanusa da Silva Comboio compreendeu que a data significa muito para comunidade por ser abutre agente de limpeza nas florestas, contribuindo na eliminação de doenças. Os caçadores envenenavam os animais, contribuindo também para a extinção da ave ao comer a carne envenenada, disse.
Rosário Armando lembra que por falta de conhecimento científico sobre o valor do abutre, era caçado e perseguido pelos curandeiros para tratamentos tradicionais. Mas agora que já tem noção vai sensibilizar a comunidade a abandonar a má prática e garantir a protecção do abutre. (Ana Cleta Coimbra).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.