Gorongosa reduz malária de 49.940 para 39.934 casos

O sector da Saúde, no distrito de Gorongosa diz que reduziu os casos de malária, em 20 por cento, no primeiro trimestre de 2025, comparativamente ao igual período de 2024. Os números desceram de 49.940 para 39.934 casos, respectivamente.

O ponto focal da malária em Gorongosa, Domingos Chissiua, explicou que há tendência de redução da doença. No ano passado (2024), o sector da saúde registou um número de “49.940” casos de malária, e tendo este ano reduzido para “39.934”, portanto, uma redução de 20%.

Segundo Chissiua, em Gorongosa, o sector de saúde tem feito palestras em locais estratégicos para a prevenção da malária, desde o uso correto da rede mosquiteira, saneamento do meio até aos cuidados com fármacos.

Apesar da redução dos casos de malária resultantes de boas práticas contra a doença, ainda existem Centros e Postos de Saúde que tendem a aumentar os casos nos últimos dias, geograficamente Centros de Saúde de Madzimachena, de Muera e o de Nhataca, além do Posto de Saúde Chitengo. (Ana Cleta Coimbra).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading