Comunicar para Mudança

Gorongosa resgata raparigas de uniões prematuras na Zona Tampão

 O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) diz que resgatou raparigas de uniões prematuras, na sua Zona Tampão. São dados revelados pela respectiva Directora de Desenvolvimento Humano, Elisa Langa, em entrevista com “Profundus”, no âmbito de 16 dias do activismo contra Violência Baseada na Rapariga e Mulheres, sob lema “UNA-SE investir para prevenir a violência contra mulher”.

Na ocasião, a Directora de Desenvolvimento Humano do PNG, Elisa Langa, revelou que através de seus mecanismos de intervenção, o Parque resgatou raparigas de uniões prematuras, na sua Zona Tampão.

Na semana passada, “resgatamos de uniões prematuras duas meninas do distrito de Nhamatanda. Isso evidencia a mudança de atitude dos activistas no meio da comunidade e o reconhecimento dos líderes e outros membros da necessidade de deixarem  as meninas estudarem, de modo a que possam decidir, liderar e prosperar.

“Tivemos mais de sete casos de resgate de meninas que estavam unidas ou na eminência de se unirem prematuramente com homens mais velhos”.

Elisa Langa falava com semblante de tristeza ao lado de outras raparigas durante a Conferência da Rapariga da Zona Tampão, no distrito de Gorongosa.

“Vocês são capazes de agir e têm o poder de mudar as vossas vidas para terem uma vida melhor no futuro. Vocês devem conduzir o vosso destino, não aceitem que alguém vos roube o futuro! E, nós os mais velhos, vamos unir-nos para assegurar que coisas más não aconteçam convosco”, motivou a Directora do Desenvolvimento Humano e Meios de Vida do Parque Nacional da Gorongosa. Elisa Langa, convidando-lhes a estudarem, pois é a arma mais segura que podem usar para vencerem.

O Parque tem vários programas, designadamente, Clubes da Rapariga, Clubes de Jovens e outros, implementados em Gorongosa, Maringué,  Cheringoma, Muanza, Dondo e  Nhamatanda para propiciar um desenvolvimento e emponderamento de todo vós”, garantiu Langa.

Profundusmz.com
Directora de Desenvolvimento Humano do Parque Nacional da Gorongosa, Elisa Langa

 

“É necessário que confiem nas vossas forças. Estudem, trabalhem e respondam positivamente a tudo que vos é oferecido para se desenvolverem. Vocês devem liderar as vossas vidas e a sociedade”, chamou atenção, durante o discurso de abertura do evento.

O objectivo da Conferência era de chamar atenção à comunidade de forma geral e às meninas em particular sobre a sua principal responsabilidade para evitarem a violência nas comunidades da Zona Tampão do Parque Nacional da Gorongosa.

“Tudo que fazemos gira em torno da protecção que podemos dar ou promover para o bem das raparigas, mulheres e todas pessoas vulneráveis. Nesta conferência em particular, temos o engajamento de meninos e de homens porque nós queremos assegurar que a comunidade participe neste processo e queremos assegurar que a rapariga não só tenha acesso à escola, mas que complete os níveis de ensino e possam prosperar”, deixou claro Elisa Langa querendo ver “líderes do futuro a partir destas meninas e meninos”.

Para já, Langa diz estar a projectar outro evento do nível nacional, depois deste que decorreu no distrito da Gorongosa. “Queremos nos unir a todas vozes que estão contra a violência. Temos estado a ter dados muito elevados de violência contra a rapariga, jovem, mulher e isso tem de ser estancado”.

Elisa Langa falava na ocasião da Conferência da Rapariga da Zona Tampão onde discutiu-se sobre Estratégias, Politicas e Leis Visando Prevenção e Combate a Violência: Apresentação das políticas e estratégias do Governo de Moçambique para o combate a violência contra Mulheres e Raparigas nas áreas de Educação, Saúde, Acção Social & Justiça; e Apresentação sobre ponto de situação actual sobre a violência das mulheres e raparigas na província de Sofala e em particular os Distritos da ZT do PNG; Breve apresentação sobre a abordagem do empoderamento das Raparigas PRG; Desafios, Oportunidades, e Compromissos: testemunho duas beneficiárias dos Programas Clube de Raparigas & Clube de Jovens; Ponto de situação actual na prevenção, encaminhamento e gestão de casos de Violência contra as mulheres e Raparigas nos Distritos da ZT do PNG; e Liderança das raparigas e rapazes na advocacia pelos seus direitos, prevenção e combate de violência contra as raparigas.

Participaram o evento de reflexão no distrito de Gorongosa, membros do Parque Nacional da Gorongosa, membros da Direcção Provincial de Género, Criança e Acção Social; do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social e respectivos Pontos Focais de Género na Educação, além da Light For The World. (Luísa Franque).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades