O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do Programa de Água, Saneamento e Higiene, Water Sanitation and Hygiene (WASH) juntou 26 pessoas em igualdade de género, nas comunidades de Muche, Nhadunco, Nhamacolomo, Mathir e Juchenje, interior do distrito de Maringué, em Sofala, num treinamento sobre higiene e a necessidade de ter latrina em casa.
O supervisor de WASH em Maringué, Mussagy da Silva explicou que o objectivo do treinamento é de melhorar a gestão local dos recursos hídricos e dos serviços de água e esgoto, fortalecendo capacidades técnicas e organização dos comités para garantir água potável às comunidades.
As capacitações decorreram entre os dias 24 e 29 de agosto, submetendo cinco grupos de Comités de Água e Saneamento (CAS) correspondentes a 60 participantes.
Com este treinamento Mussagy Da Silva antevê um fortalecimento de participação comunitária de homens e mulheres na melhoria do saneamento e higiene em Maringué.
A Gorongosa reconhece os desafios das comunidades de Maringué no acesso à água, por isso, as capacitações vão ajudar na mudança de comportamento, desde a gestão do precioso líquido a higiene e saneamento.
Do ponto de vista ambiental, o uso de latrinas evita a poluição de rios, poços e nascentes, garantindo que as comunidades tenham melhor acesso à água de qualidade.
Nestas capacitações, a Gorongosa envolve mulheres e homens porque quando trabalham juntos, todos são beneficiados.
Depois de uma tarde de treinamento no dia 26 de agosto do ano em curso, a comunidade de Muche louvou a Gorongosa por levar conteúdos para o bem-estar loca.
Terezinha Fidone não tinha latrina em casa, por isso, recorria à esquina por vezes a zonas não habitáveis para atender as suas necessidades. Mas com as capacitações da Gorongosa, agora ficou tudo fácil porque já tem casa de banho e evita doenças. Com isso, aconselha a comunidade a fazerem o mesmo.
Madalena Fernando aprendeu que para evitar doenças como a cólera e diarreia não basta apenas ter latrinas, é importante manter a higiene individual e manter limpo o seu o quintal.
Depois da comunidade de Muche, em Maringué, o Parque Nacional da Gorongosa capacitou as comunidades de Nhadunco, Nhamacolomo, Mathir e Juchenje. (Eugénia Carlos).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.