O Governo aprovou na última terça-feira, a criação do Fundo para o Financiamento do Desenvolvimento Económico Local (FDEL), destinado a apoiar iniciativas de empreendedorismo juvenis e impulsionar a economia do País.
O porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, afirmou, no final da reunião realizada em Maputo, que o fundo “tem natureza de conta bancária dedicada, integrada no tesouro público, e visa estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento económico local nos domínios da produção, geração de rendimento e criação de empregos para cidadãos nacionais, com especial enfoque nos jovens das zonas rurais e urbanas.”
O decreto que estabelece o FDEL já foi aprovado na reunião. Neste momento estão a criar instrumentos legais para disponibilizar informações adicionais sobre os mecanismos de acesso ao fundo, incluindo os procedimentos e as quantias que serão alocadas a cada província moçambicana.
No tempo de Armando Guebuza era “sete milhões aos distritos”, Daniel Chapo chama de FDEL, portanto, uma recuperação da ideia do antigo Presidente. (Luísa Franque).