Depois de três dias de greve (dos sete inicialmente estabelecidos), os trabalhadores da Sociedade Comercial Notícias da Beira, S.A.R.L., a empresa que edita o jornal Diário de Moçambique, com Sede na cidade da Beira, decidiram retomar ontem, quinta-feira, as suas actividades, na sequência do acordo alcançado com o patronato, à mesa da Arbitragem Laboral, na capital provincial de Sofala, para o pagamento dos salários em atraso.
Os consensos alcançados na última quarta-feira resultaram de um “braço-de-ferro”, levando a reunião a terminar por volta das 20 horas.
O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) esteve directamente envolvido nas negociações, no Centro de Mediação e Arbitragem Laboral (CEMAL) de Sofala, representado pelo Secretariado Provincial de Sofala e pelo Comité Local do Diário de Moçambique.
“O acordo alcançado preconiza que o primeiro dos três meses de salários em dívida (outubro de 2025) seja liquidado já hoje, sexta-feira; o segundo (novembro de 2025) na sexta-feira da próxima semana, dia 23, e o último (dezembro de 2025) seja pago duas semanas depois, ou seja, a 06 de Fevereiro de 2026”, lê-se no comunicado do SNJ a que o “Profundus” teve acesso.
As sucessivas dificuldades salariais no segundo maior diário impresso do país, segundo a direcção da empresa, têm como fundamento dívidas de terceiros para com a Sociedade Comercial Notícias da Beira, S.A.R.L., sendo o Estado moçambicano, através de diferentes instituições, citado como o maior devedor, com cerca de 25 milhões de meticais por liquidar.
Em alguns momentos da negociação, a mediação teve de fazer contactos telefónicos com o Director-Geral da empresa, que neste momento se encontra fora do país, até que se chegasse ao acordo assumido pelos trabalhadores, ou seja, a garantia do pagamento de salários em atraso.
No processo negocial, pesou o interesse público da empresa, já que, na sequência da greve iniciada segunda-feira, dia 12, o jornal não saiu à rua por três dias, privando os cidadãos do acesso à informação através daquele meio.
O SNJ reitera a sua solidariedade para com os membros do Sindicato e outros trabalhadores da Sociedade Comercial Notícias da Beira, S.A.R.L., e a sua disponibilidade em participar na busca de soluções para os problemas laborais que os afectam.
O Diário de Moçambique é o único físico publicado fora da capital moçambicana, Maputo, desafiando quase tudo. (Muamine Benjamim).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







