Comunicar para Mudança

INCÊNDIO E ASSASSINATOS: Governo diz que vai esclarecer na próxima sexta-feira em Nhamatanda

São escassas as informações sobre o incêndio que vitimou mortalmente uma mãe no Hospital Rural de Nhamatanda, e os assassinatos a mulheres, no distrito. O Governo distrital garantiu há meses que foram criadas comissões multissectoriais para apurarem os factos. Na próxima sexta-feira, (22.12) a população poderá estar informada sobre o que exactamente se passa ou se passou.

“As comissões estão a trabalhar. Neste momento, estão a finalizar os processos”, disse o porta-voz da XIª Sessão do Governo de Nhamatanda, Sérgio Raposo, numa entrevista concedida a jornalistas locais. “Queremos acreditar que teremos informações preliminares sobre a situação dos assassinatos”, acrescentou.

“Estamos uma situação muito aceitável. Já não temos onda de assassinatos no distrito, melhorou muito em termos de segurança”, avaliou os últimos dias.

“Também iremos trazer informações [do] incêndio de ambulância”, garantiu Raposo em representação do Governo de Nhamatanda.

Raposo lembra que “as primeiras informações dão conta de que foi de facto acidente de trabalho no manuseamento de oxigénio”, resultando em uma vítima no recinto do Hospital Rural de Nhamatanda.

Lembre-se que o incêndio ocorreu por volta das 19:30, da quarta-feira (06.09.2023), no recinto do Hospital Rural de Nhamatanda. Dolca Domingos Vasco foi submetida a uma cesariana por complicações da gravidez (eclampsia). Já à noite, o plano era de transferi-la para o Hospital Central da Beira (HCB). Já estava no carro o qual explodiu culminado com a morte daquela mãe. E, sobre assassinatos, desde o ano passado, o distrito vem se destacando, embora nos últimos dias se avalie calma. Sendo casos preocupantes, serão esclarecidos na próxima sessão do Governo, o último evento do género de 2023.

 

Segurança e produtos nas festividades

Raposo que falava na última sexta-feira, depois da XI Sessão Ordinária do Governo de Nhamatanda, garantiu haver trabalhos face às festividades.

Sobre as festividades que se avizinham o porta-voz da Sessão do Governo de Nhamatanda garantiu que “decorrem encontros” com a sociedade em geral para consciencializa-la a se “portarem” melhor nesse período.

Do outro lado, o Governo diz que está a fazer um levantamento para que não haja “escassez de produtos, falsificação de produtos e de balanças” nas festividades, mas reconheceu que “temos casos em que os que estão nesses trabalhos acabam sendo influenciados de forma negativa pelos próprios agentes económicos” contra isso decorre agora a “revitalização” com pessoas idóneas”. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades