As primeiras três casas das cerca de 500 projectadas para serem reconstruídas na cidade de Pemba no âmbito do “Melhoria Habitacional” do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique (PDUNM) estão a ganhar corpo, no bairro Chuíba.
As obras das duas primeiras casas entraram para a fase de execução da betonagem dos pilares e assentamento da armadura da viga de coroamento e a terceira está na fase da amarração da viga de fundação.
As três casas integram as primeiras 25 da fase piloto do projecto.
Segundo a nota informativa do PDUNM, durante esta fase piloto, serão testadas técnicas de construção que promovem a redução de custos e tempo das obras, bem como a resiliência das habitações.
Em simultâneo, continuam as acções de selecção e treinamento prático dos artesãos, nomeadamente pedreiros, carpinteiros ajudantes de obras. Até à primeira semana de julho, tinham sido treinados 284 pessoas, sendo 222 homens e 62 mulheres.
Igualmente, continuam as actividades de selecção dos potenciais beneficiários das casas nos quatro municípios abrangidos pelo Projecto, designadamente Pemba, Montepuez, Nampula e Nacala.
Depois fase piloto, seguir-se-á a fase de reconstrução de casas em escala das cerca de duas mil previstas, envolvendo cerca de 8 mil artesãos nos quatro municípios.
O principal critério de selecção é a vulnerabilidade sócio económica, segundo critérios das instituições do Estado moçambicano, designadamente, em termos cumulativos, pobreza multidimensional, famílias vulneráveis segundo os padrões do INAS, deslocados internos e casas muito degradadas.