Insurgência: Resposta tardia das FDMs que nas manifestações – critica edil de Chiúre

O edil de Chiúre não apenas criticou a exclusão da edilidade no apoio que chega aos deslocados na vila municipal, mas também a intervenção tardia quando se trata de ataque, durante o conflito em Cabo Delgado.

O edil de Chiúre, em Cabo Delgado, Alicora Ntutunha, denunciou: “Os camiões, quando vêm, param ali no partido Frelimo. É isso que eu sei. O que é que levam? Carregam o quê? Eu não sei”, lamentou o edil, assegurando que a edilidade não participa na distribuição de alimentos ou bens essenciais doados por organizações de ajuda humanitária.

O edil do município de Chiúre denunciou depois do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres Naturais e outras organizações de ajuda humanitária como o Programa Mundial de Alimentação (PMA), ter distribuído aos produtos alimentares e não comestíveis sem convidar o município.

Alicora Ntutunha, também criticou a resposta tardia das Forças de Defesa e Segurança (FADM), também orientadas pela Frelimo. “Quando a população faz uma manifestação, a polícia chega logo. Mas quando há ataques de insurgentes, o socorro só vem depois, às vezes no dia seguinte. Isso não é socorro”, criticou.

Os insurgentes reivindicaram na sexta-feira (25.06), o ataque ao posto administrativo de Chiúre Velho, no sul da província de Cabo Delgado. A situação deslocou milhares de moçambicanos para a Vila Municipal e para o distrito de Eráti (Namapa) zona limite entre Cabo Delgado e Nampula.

Refira-se que nas eleições municipais de 2023, a polícia prontamente agiu contra as manifestações desfavoráveis aos resultados fraudulentos que davam vitória a Frelimo. Na ocasião, houve disparos contra civis, incluindo um menor, depois as autoridades trataram de ser uma bala perdida.

A província de Cabo Delgado, rica em recursos minerais, enfrenta o terrorismo desde 17 de outubro de 2017.

 


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading