Jena Janeiro Kenade, de 16 anos, enquanto estudava em Maringué, não se sentia à vontade. Os homens pretendentes andavam atrás dela para torná-la esposa. “Já vieram muitos homens para me casar, mas sempre recusei porque é minha responsabilidade”.
“De tanto incómodo daqueles homens que só querem destruir o meu sonho, cheguei a pedir ao meu pai para mudarmos daquela zona. Fomos a Nhamapaza – corredor pela Estrada Nacional Número Um (EN1) ainda em Maringué, mas mesmo assim, os predadores sexuais seguiam-me”, descreve Jena a menina que aprendeu no Clube de Raparigas promovido pelo Parque Nacional da Gorongosa.
O Clube de Raparigas ensina as meninas sobre a sua saúde sexual e reprodutiva, matérias de literacia e numeracia, direitos e deveres da criança. Ou seja, nos vários Clubes de Raparigas, as meninas conhecem o seu corpo, sabem tratar da higiene menstrual, afastar-se de comportamentos de risco e aprender a negociar com os pais a dizer um dia caso-me, mas não já, tal Jena.
O sonho de Jena é de ser “fiscal” da Gorongosa provando coragem e determinação para inspirar as outras raparigas. Esta actividade envolve encarar todo o tipo de animal no Parque, incluindo leão.
“Quase todas minhas amigas abandonaram a escola e tornaram-se mães com idades menores. Conta com tristeza porque já elas próprias contam os episódios tristes depois de se unirem prematuramente. “Eu quero estudar”, determinou.
Para Jena ter uma bolsa de estudo da Gorongosa é dar-me “asas” para perto de ser fiscal e longe dos predadores sexuais, embora me chamem endemoniada ao recusar casar.
No mesmo dia em que foi anunciada a bolsa de estudo, os bolseiros Jena e José e os seus familiares foram explicados sobre os termos de financiamento da bolsa com obrigações de não rescindirem o contracto; não desistirem, não casarem-se ou engravidar; e manter boa conduta disciplinar. Minutos depois, os participantes presenciaram a saída dos bolseiros para a sua nova casa, incluindo o material escolar acompanhados pela Gorongosa.
Jena e José, Maringué e Cheringoma, respectivamente, estão representados no internato da Escola Secundária Geral Cristo Rei com o apoio do PNG e a Cruzada por Los Niños.
Contra uniões prematuras, Moçambique precisa de muitas Jenas. (Muamine Benjamim).