São 11 jovens que receberam kits de autoemprego, no distrito de Dondo, numa iniciativa do Governo em parceria com o programa Mahlahle – Terra dos Homens, com o objectivo de estimular iniciativas empreendedoras locais.
A cerimónia de entrega teve lugar na última terça-feira na zona autárquica e foi dirigido pelo director dos Serviços Distritais das Actividades Económicas (SDAE), Miguel Rebeca, em representação do Governo do Dondo.
São jovens de entre 18 e 30 anos que receberam máquinas completas de corte e costura, como forma de criar oportunidades de geração de renda.
“O projecto tem um compromisso com as comunidades em melhorar a vida de muitos jovens e garantir que tenham ferramentas para o auto-emprego. Há jovens que vivem no interior e as prioridades provavelmente não seriam estas, queremos que seja do vosso alcance ajudar estas famílias”, disse Miguel Rebeca, na entrega do material.
Segundo o gestor provincial da Mahlahle, Adriano Maringula, disse que a entrega de 11 kits de máquinas de corte e costura visa incentivar jovens a criarem iniciativas de geração de renda.
“O jovem identifica a área de negócio, nós sentamos juntos com o Governo, autoridades locais e municipais para planificarmos como ele vai gerir o kit. Depois de aprovado, o projecto adquire os kits e entrega aos beneficiários, passando também à parte de monitoria para que não se sintam abandonados”, explicou Adriano Maringula.
“Estamos a receber kit de máquinas de costura. Estou feliz porque é uma mudança na minha vida. A partir dela vai me ajudar a conseguir ter o pão na mesa. Vivi muito tempo fazendo empréstimos de máquina de costura, agora o Governo nos ajudou com o projecto Malhahle. A alegria é tanta e com o dinheiro adquirido na costura de roupa vou poder comprar material escolar para as crianças. Assim já vou passar a coser camisas e uniformes”, projecta o beneficiário Jonas Campira, de 25 anos.
O kit completo está avaliado em 385 mil meticais, valor financiado pelo programa Mahlahle – Terra dos Homens da Suíça. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.