Jovens “devem inspirar-se na Geração de 25 de Setembro”

Comemorando sob o lema “Forças Armadas de Defesa de Moçambique 61 ano, servindo com honra, defendendo com coragem, unido e patriotismo”, no distrito de Dondo, o Governo local quer que os jovens se inspirem na Geração de 25 de Setembro que lutou até alcançar a independência.

Na ocasião, o administrador de Dondo, Adamo Ossumane, apelou aos jovens a revestirem-se dos princípios de patriotismo, racionalidade e responsabilidade social, como forma de se absterem de actos de violência e da destruição da soberania nacional, garantindo um futuro promissor para Moçambique.

“A nossa missão é a consciencialização da juventude em matéria de patriotismo e racionalismo, porque, se colocarmos em causa esses valores, não conseguiremos construir o futuro risonho que pretendemos para o nosso país”, disse Adamo Ossumane, garantindo “a responsabilidade de conversar e educar, tanto nas escolas como nas comunidades, para que os jovens se apropriem do patriotismo”.

Na ocasião, Ossumane reconheceu o papel dos antigos combatentes. Eles “foram à luta sem pensar em subsídios, e hoje o governo reconhece o seu papel e os esforços que realizaram”. Com isso, “queremos criar projectos de rendimento para os nossos combatentes e os seus dependentes, de modo a garantir maior inclusão e melhores condições de vida”. Aliás, “os filhos e netos de combatentes terão consideração particular nos concursos de admissão ao aparelho do Estado, bem como em outras oportunidades oferecidas pelo governo, em reconhecimento ao papel histórico desempenhado pelos seus antepassados na conquista da independência e na defesa da soberania nacional”.

O governo de Dondo, igualmente, destacou os progressos registados nas últimas décadas, como estradas pavimentadas, fornecimento de água potável, expansão da rede de telefonia móvel e melhoria dos hospitais. “Continuaremos a expandir estes serviços, conscientes das necessidades que ainda existem, porque precisamos de fazer muito mais para a reconstrução do país”, disse Ossumane.

Em Dondo, as comemorações de 25 de Setembro foram marcadas por uma marcha das FADMs, deposição de flores, além de mensagens de apelo aos jovens para os valores patrióticos. (Narcísio Cantanha).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading