Karingani Game Reserve reforça parceria com Gorongosa através da translocação de leopardos

Um leopardo macho e uma fêmea foram recentemente capturados na Karingani Game Reserve e translocados para o Parque Nacional da Gorongosa, como parte do programa contínuo de reintrodução de leopardos em Gorongosa. A operação, realizada em coordenação com a TB Big Game Hounds e a Mozambique Wildlife Alliance (MWA), assinala mais um marco na crescente colaboração entre as principais áreas de conservação de Moçambique.

Com o uso de cães treinados, ambos leopardos foram localizados, devidamente sedados e monitorados pela equipa veterinária da Mozambique Wildlife Alliance antes de serem transferidos para um cerco seguro dentro da reserva. Após um período de observação para garantir a sua plena aptidão para a deslocação, os animais foram transferidos com sucesso para Gorongosa, onde contribuirão para a recuperação a longo prazo da população de predadores do parque e para o equilíbrio ecológico geral.

Esta iniciativa segue-se a outras translocações realizadas sob a orientação da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), incluindo a transferência de três hienas-malhadas da Karingani para Gorongosa em 2024, seis hienas-malhadas para a Coutada 11 em 2025, um par reprodutor de leopardos para o Parque Nacional de Zinave em 2022 e seis cães-selvagens para o Parque Nacional de Majete, no Malawi, em 2021. Em conjunto, estas operações ilustram a liderança de Karingani na promoção da restauração de espécies carnívoras-chave em Moçambique e na região em geral.

“Esta translocação bem-sucedida reflete o profundo compromisso de Karingani em promover a conservação colaborativa em Moçambique”, disse Mateus Mutemba, Director Executivo da Karingani Game Reserve. “Ao trabalharmos de mãos dadas com Gorongosa e os nossos parceiros de conservação, estamos não apenas a ajudar a restaurar predadores de topo aos seus habitats naturais, mas também a fortalecer a resiliência ecológica que sustenta o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades. Cada um destes marcos reforça a liderança de Moçambique em matéria de conservação inovadora e cooperativa.”

A Presidente do Projecto de Restauração de Gorongosa, Aurora Malene, partilhou o mesmo sentimento, destacando o poder simbólico de tais esforços de conservação. “Esta parceria com Karingani é uma bela expressão do espírito de Moçambique, onde a conservação se constrói sobre a união, a coragem e a esperança. Cada animal que regressa a Gorongosa conta uma história de resiliência e de pessoas que se unem para curar a terra que todos partilhamos. Lembra-nos que proteger a natureza é também proteger o nosso futuro.”

A cooperação contínua entre Karingani e Gorongosa não só reforça a restauração dos ecossistemas e das populações de predadores, como também contribui para uma visão partilhada de um modelo sustentável de conservação em Moçambique, um modelo que alia a preservação da biodiversidade ao desenvolvimento económico e social através do turismo baseado na natureza.

A Karingani Game Reserve (KGR) está situada no sul de Moçambique e partilha limites com o Parque Nacional do Limpopo (PNL) e com o Parque Nacional Kruger da África do Sul (KNP). A Karingani Game Reserve (KGR) é uma reserva reconhecida como uma importante área de conservação ambiental para protecção da história e das espécies de mamíferos terrestres, empenhada em promover o turismo, a conservação, o desenvolvimento socioeconómico e em fomentar relações sólidas com a comunidade. Actualmente emprega acima de 423 pessoas, sendo 86.29% provenientes das comunidades vizinhas a Reserva nas províncias de Maputo e Gaza, onde está́ localizada, 11.11% Moçambicanos provenientes de outras províncias e os restantes 2.26% dos trabalhadores são de nacionalidade estrangeira. Karingani, que significa “contar estórias” em changana, refere-se a uma prática tradicional do povo local da região da reserva. A iniciativa Karingani é mais do que uma simples narrativa; ela evolui continuamente e é inspirada no espírito do respeitado contador de histórias que preserva tradições antigas. Este costume faz parte da cultura moçambicana, sendo valorizado e respeitado pelo projecto. A iniciativa combina essa rica herança cultural com a modernidade da África contemporânea, criando um ambiente inovador para o desenvolvimento do projecto.


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading