A Karingani Game Reserve realizou, nos distritos de Magude e Massingir, a cerimónia conjunta de recepção dos 23 novos estudantes que iniciaram o programa de formação em 2025 e de despedida dos 23 jovens graduados em 2024. Esta dupla celebração assinala mais uma etapa no programa de capacitação financiado pelo Karingani, em parceria com o SA College for Tourism (SACT) e a Wildlife Tracker Academy, na África do Sul, que tem como objectivo formar e integrar jovens das comunidades locais no sector do turismo e conservação.
Os graduados de 2024, provenientes dos distritos de Magude e Massingir, foram já integrados, com contratos de trabalho, em diferentes instituições, incluindo o Karingani Game Reserve, o Parque Nacional da Gorongosa, o Drostdy Hotel e a própria Wildlife Tracker Academy, na província do Eastern Cape, África do Sul.
Esta alocação representa uma nova fase na trajectória profissional daqueles jovens e um contributo concreto para o desenvolvimento das comunidades de origem.
O programa de formação tem a duração de dois anos e é dirigido a jovens com, pelo menos, a 10.ª classe, oriundos das comunidades vizinhas da reserva. Ao longo do percurso formativo, os participantes adquirem competências técnicas nas áreas de hospitalidade e conservação da vida selvagem, aumentando significativamente as suas perspectivas de empregabilidade num dos sectores estratégicos para o futuro de Moçambique.
“A nossa missão vai além da simples conservação e do turismo sustentável, temos um compromisso sólido com o desenvolvimento socioeconómico local e procuramos, constantemente, fortalecer as relações de cooperação com as comunidades vizinhas. O nosso objectivo é restaurar, preservar e melhorar os processos ecológicos naturais e a biodiversidade da nossa reserva, por meio de uma parceria eficaz e sustentável entre o Governo de Moçambique, investidores privados e as comunidades locais”, afirmou Mateus Mutemba, Director Executivo do Karingani Game Reserve.
Durante a cerimónia, a Governadora da Província de Gaza, Margarida Mapanzene, destacou a importância da massificação deste tipo de iniciativas.
“Temos que continuar a cultivar esta forma de fazer, para que continuemos a dar mais oportunidades, quer seja de emprego, outros objectos ou infraestruturas sociais que possam ajudar essas comunidades. Mas para que isso aconteça, a comunidade e a Karingani Game Reserve têm de estar em estreita articulação, coordenação e colaboração”, defendeu.
Por sua vez, o Secretário de Estado na Província de Gaza, Jaime Neto, salientou o impacto transformador da formação.
“Acreditamos que a educação e a formação são os pilares de qualquer sociedade próspera. E a Karingani Game Reserve tem se destacado por investir em seu maior recurso, as pessoas. Abracem com responsabilidade esta oportunidade de emprego que a Karingani Game Reserve vos dá”, ajuntou.
Na ocasião, os líderes locais também partilharam as suas recomendações.
“Quando forem à escola, esqueçam de nós, vossos progenitores, e foquem-se nos vossos professores. E agora, que vão trabalhar, façam o mesmo: foquem-se no vosso trabalho e obedeçam aos vossos chefes”, aconselhou Isac Cubai, líder da Comunidade de Cubo, que falou em representação dos líderes comunitários do distrito Massingir.
Sofia Celestino, por sua vez, falando em nome dos encarregados de educação, enalteceu o papel da formação dos jovens e agradeceu pelo projecto.
“Eduquemos os nossos filhos para podermos colher frutos continuamente. Se as educarmos, elas vão fazer crescer o nosso país. Em vez de as lobolarmos, mandámo-las para a escola, e porque estavam preparadas beneficiaram-se desta bolsa e hoje estão formadas e prontas para trabalhar e ajudar-nos a nós seus pais. Por isso apelo, caros pais: mandemos as nossas filhas para a escola, esse é um investimento mais sólido do que o casamento prematuro.”, defendeu.
“Agradeço à Karingani e ao nosso Governo, que abraçou o projecto da Karingani Game Reserve, um projecto que está a fazer crescer o Posto Administrativo de Mapulanguene”, acrescentou.
Em representação aos bolseiros de 2025, Nélio Mujovo mostrou-se entusiasmado com os desafios futuros que lhes esperam. “A nossa expectativa é aprender mais e vemos isto como uma oportunidade para muitos jovens. E também é de muito benefício, vai ajudar a comunidade como tal”, apontou.
Falando em nome do Parque Nacional da Gorongosa, o Gestor do Chicari Camp, Test Malunga, destacou a importância e os resultados desta parceria com a Karingani Game Reserve.
“Estamos orgulhosos da nossa parceria com a Karingani e a SACT para desenvolver a próxima geração de profissionais de turismo moçambicanos, através da oferta de contratos de trabalho a 8 mulheres graduadas deste programa.
Estas jovens juntamse a uma equipa de mais de 30 pessoas que estão agora empregadas no nosso novíssimo Chicari Camp, demonstrando o enorme potencial do turismo de safari para criar empregos de alta qualidade para jovens moçambicanos agora e no futuro”, revelou.
O Karingani Game Reserve mantém o compromisso de apoiar a capacitação da juventude moçambicana, alinhando-se com as políticas do Governo para a formação de quadros qualificados no sector do turismo. Com esta iniciativa, não só se garante empregabilidade a curto prazo, como também se contribui na criação de um modelo sustentável de desenvolvimento para as comunidades locais.
O OSA College for Tourism (SACT) foi criado em 2001 pelo Dr. Anton Rupert como um programa de desenvolvimento de capacidades de operações de serviços de hospitalidade para alunos de comunidades marginalizadas na África do Sul e alunos de antecedentes semelhantes noutros países membros da SADC.
Em 2010, a SACT introduziu a formação de batedores no seu âmbito de formação para a preservação da arte indígena de batedores da África Austral que, após milhares de anos, poderá em breve perder-se para as gerações futuras.
A Karingani Game Reserve (KGR) está situada no sul de Moçambique e partilha limites com o Parque Nacional do Limpopo (PNL) e com o Parque Nacional Kruger da África do Sul (KNP).
A Karingani Game Reserve (KGR)é uma reserva reconhecida como uma importante área de conservação ambiental para protecção da história e das espécies de mamíferos terrestres,empenhada em promover o turismo, a conservação, o desenvolvimento socioeconómico e em fomentar relações sólidas com a comunidade.
Actualmente emprega acima de 422 pessoas, sendo 86.20%provenientes das províncias de Maputo e Gaza onde a reserva está localizada, e 11.54% Moçambicanos provenientes de outras províncias e os restantes 2.26% dos trabalhadores são de nacionalidade estrangeira.
Karingani, que significa “contar estórias” em changana, refere-se a uma prática tradicional do povo local da região da reserva.
A iniciativa Karingani é mais do que uma simples narrativa; ela evolui continuamente e é inspirada no espírito do respeitado contador de histórias que preserva tradições antigas. Este costume faz parte da cultura moçambicana, sendo valorizado e respeitado pelo projeto.
A iniciativa combina essa rica herança cultural com a modernidade da África contemporânea, criando um ambiente inovador para o desenvolvimento do projecto.