Comunicar para Mudança

“Limpeza”: Um sinal ao sonho de “cidade” de Nhamatanda

A limpeza é um dos sinais para o sonho de tornar vila municipal em cidade de Nhamatanda, na província de Sofala. São palavras do presidente do Conselho Municipal da Vila de Nhamatanda (CMVN), António Charumar João, durante as comemorações do Dia Mundial da Limpeza, naquela autarquia.

O Dia Mundial da Limpeza é comemorado anualmente na terceira semana de setembro. Para 2024, a comemoração decorreu nos dias 20 e 21 de Setembro. Nhamatanda não foi excepção. “Temos que continuar a fazer limpeza nas nossas casas; vamos conservar o meio ambiente; deixem de deitar descartáveis descontroladamente; deixem de deitar lixo nas valas de drenagem porque quando cair chuva o lixo será arrastado e irá nos provocar problemas de saúde”, exortou o presidente do conselho Municipal da vila de Nhamatanda, António Charumar João.

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que destaca a importância da consciencialização ambiental e a acção colectiva na limpeza de comunidades e espaços públicos.

Essa data promove a responsabilidade individual e a necessidade de cuidar do nosso planeta, combatendo a poluição e o descarte inadequado de resíduos. Para tal, envolve também adolescentes jovens, garantindo o aprendizado para as futuras gerações. “Queremos que a nossa vila seja limpa; Quem pode deixá-la limpa somos nós”, deixou claro, lamentando o facto de alguns munícipes não depositarem o lixo em locais próprios e sem cumprir o horário da matina.

Charumar deixou algumas dicas sobre o uso de lixo: “Devemos enterrar os descartáveis depois de usá-los ou depositá-los num contentor de lixo”, contribuindo para “deixar a nossa vila [de Nhamatanda] bela e limpa”.

Como gerir os resíduos sólidos? 

Existem aspectos a considerar para a gestão dos resíduos sólidos ou simplesmente, lixo: Deitar os resíduos orgânicos de forma correcta e separada que, futuramente, poderá ser reciclado para a colecta selectiva; Não deitar os resíduos sólidos nas vias públicas. Exemplo: ao jogar embalagens recicláveis a qualquer lugar, acabam entupindo as condutas de água e poluindo rios e outras fontes naturais de água; Deve amarrar bem os sacos plásticos: Não basta deitar os resíduos no lugar certo, é preciso cuidar do preparo das embalagens.

Infelizmente, os espaços públicos são frequentados por muitos animais famintos, como gatos e cachorros abandonados, que mexem no lixo; Descartar os resíduos nos dias, horários e locais correctos é fundamental para manter a cidade/ comunidade limpa, evitando que animais rasguem os sacos plásticos e deixe a comunidade suja e com aspecto sujo e abandonado;

Fazer aterros sanitários para o depósito do lixo; Respeitar a legislação ambiental; Reutilizar e reciclar; Preferir materiais recicláveis para reduzir a poluição ambiental; Separar os diferentes tipos de lixo; e denunciar práticas de poluição do meio ambiente. (Luisa Franque).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades