Livro de Chapo “Do Cativeiro à Presidência” mobiliza leitores em Dondo

A obra “Do Cativeiro à Presidência”, da autoria do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, está a despertar forte interesse entre os leitores no município do Dondo, província de Sofala, zona onde cresceu.

A edição única, com milhares de exemplares, composta por 16 capítulos, retracta o percurso da vida do Chefe do Estado, da infância à sua ascensão à Presidência da República.

No livro, a narrativa faz uma resenha do passado, descrevendo o seu nascimento no distrito de Cheringoma, vila de Inhaminga, incluindo os momentos difíceis vividos durante a guerra dos 16 anos e episódios marcantes como o sequestro.

A obra aborda igualmente a sua permanência em Marínguè e o posterior regresso com a família ao distrito de Dondo, onde prosseguiu os estudos que moldaram o seu percurso académico e político.

No distrito de Dondo, estão disponíveis cerca de 40 livros, que têm atraído leitores interessados em conhecer, em primeira mão, os desafios e conquistas que marcaram a trajectória do actual Presidente da República, Daniel Chapo.

Mais do que uma simples autobiografia, “Do Cativeiro à Presidência” apresenta-se como um testemunho de superação, resiliência e liderança, inspirando jovens e adultos a acreditarem que, apesar das adversidades, é possível transformar dificuldades em oportunidades e trilhar um caminho de sucesso ao serviço da nação

O administrador do distrito do Dondo, Adamo Ossumane, considera que a chegada da obra representa um momento simbólico para a população local.

(Da esquerda à direita) Os primeiros dois juntos, administrador de Dondo, Adamo Ossumane, e edil de Dondo, Manuel Chaparica, depois de adquirirem o “Do Cativeiro à Presidência”

“Como distrito, é motivo de grande satisfação. Testemunharmos a venda do livro do nosso Chefe de Estado. É uma obra que carrega um significado histórico que pode despertar a atenção da nossa juventude, mostrando que a vida é feita de sacrifício e determinação.”

Afinal, “o Presidente passou por momentos muito difíceis, conforme retracta o livro. Essa trajectória deve ser uma fonte de inspiração para os jovens, para saberem que, com esforço e perseverança, é possível alcançar grandes objectivos.”

Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal do Dondo, Manuel Chaparica, e antigo professor do ensino secundário de Daniel Chapo, manifestou sentimento de orgulho ao ver um ex-aluno a assumir a liderança da nação.

“É motivo de gratidão saber que foi meu aluno e que hoje é o nosso dirigente máximo. Este é o papel do professor: transmitir conhecimento que depois se multiplica e ganha robustez. Vale a pena formar bons estudantes e pessoas dedicadas à vida.”

Chaparica ensinou a quem hoje assume a liderança do País, onde uma parte dele (cidade do Dondo) o tal professor já assume o cargo de edil.

A venda do livro em Dondo reforça a ligação histórica entre o Presidente da República de Moçambique e o distrito do Dondo, que marcou uma parte importante do seu percurso pessoal e académico.

Outro destaque da iniciativa é a solidariedade, uma vez que as receitas das vendas serão revertidas a favor das vítimas das cheias. Só no primeiro dia foi possível arrecadar 22 mil meticais. (Narcísio Cantanha).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading