Comunicar para Mudança

Marìngué: PNG capacita agentes da saúde em matérias de nutrição

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em coordenação com o sector de Saúde de Marìngué, capacitou sete Agentes Polivalentes da Saúde (APS) em Pacote de Intervenção de Nutrição (PIN), busca activa e gestão de medicamentos no distrito de Marìngué, província de Sofala.

O coordenador distrital dos Agentes Polivalentes da Saúde (APS), no Centro de Saúde de Marìngué, Assane Assuate, foi quem moderou a capacitação.

Assane Assuate destacou ser necessário “refrescar” os APS nessas matérias, igualmente actualizando-lhes sobre novos aplicativos móveis para o lançamento de informações no sistema Online.

Assane considera encorajador a coordenação com o PNG no concernente aos cuidados básicos a serem oferecidos à população.

Os APS foram treinados para responder à população deste distrito em especial a da Zona de Desenvolvimento Sustentável.

“Esperamos ter melhorias no manuseamento dos medicamentos e a sua aplicação. Também, auguramos sucessos aos nossos APS e que haja uma resposta positiva por parte da população”, desafiou o coordenador distrital dos APS, depois da capacitação que decorreu no último domingo e segunda-feira (dias 10 e 11 deste mês).

O APS da comunidade de Samba, Mateus dos Santo Bechane, foi um dos sete capacitados. Para ele, a capacitação de actualização dos conhecimentos adquiridos anteriormente, aplicando nas comunidades para a mudança de comportamento da população.

“Precisámos de melhorar a nossa forma de trabalhar e adequar aos meios modernos para o bom desempenho e melhor servirmos a nossa comunidade principalmente durante a época chuvosa que já se avizinha. Com isso, queremos acreditar que saímos daqui [capacitação] munidos de ferramentas capazes de ajudar nos nossos trabalhos”, reconheceu o APS da comunidade de Samba. (Eugénio Becha – Marìngué).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades