Comunicar para Mudança

Menor de 12 anos constrói “escola” dando aulas a carenciados

Em Argentina, um menino de 12 anos de idade de nome Leonardo Nicanor, conhecido por “professor Nico” construiu uma “escola” no quintal de casa da avó com os poucos recursos que tinha e dá aulas a crianças e adultos carenciados.

Professor Nico dá aulas desde os 8 anos de idade a crianças carenciadas da sua região. Mais tarde, começou também a dar aulas a adultos, tendo já recebido 36 alunos na sala de aula improvisada num quintal em San Juan, na Argentina.

Leonardo também é aluno e vai à escola de manhã, tendo de caminhar mais de meia hora para lá chegar. À tarde dá aulas na “escola” que criou no pátio da casa da avó Ramona das 14 horas às 18 horas ou até mais tarde.

O rapaz chamou o espaço que criou com os poucos recursos que tinha de “Patria y Unidade” (“Pátria e União”), sendo que também tem um espaço para os mais novos brincarem.

Apesar da escola não ter um reconhecimento oficial e a estrutura ser precária, todos levam a iniciativa muito a sério. “Eles estão a aprender, não estão a ir para brincar”, disse Mirta Donoso, uma mulher de 40 anos que já foi aluna de Leonardo.
Segundo a imprensa Argentina, “Clarín”, o rapaz também se preocupa com o bem-estar dos alunos, oferecendo chá nos dias mais frios e sumo nos dias mais quentes.
Leonardo convidou outros jovens de bairros próximos a juntarem-se a ele e, depois da avó expor a iniciativa, é aplaudido por muitos na sua comunidade e nas redes sociais.(CLARÍN).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades