O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou hoje, o lançamento do projecto para implantação de uma refinaria de petróleo em Moçambique, que promete reduzir a dependência de importações de combustíveis e posicionar o País como exportador regional, com previsão de conclusão para 2027.
O Chefe do Estado falava esta quarta-feira, (08,05), na abertura da 11ª edição da Conferência de Mineração e Energia, que decorre na Cidade de Maputo.
Na ocasião, Daniel Chapo, disse que o projecto será implementado num período máximo de dois anos e permitirá a capacidade de armazenar cerca de 160 mil toneladas métricas para combustíveis líquidos (gasolina, gasóleo, nafta) e 24 mil toneladas métricas para GPL (gás de Petróleo Liquefeito).
“Dotada de tecnologia e equipamentos de ponta, a refinaria produzirá Gasolina, Gasóleo, Nafta e Jet A1, visando o abastecimento do mercado nacional e regional” afirmou, acrescentando que o projecto vai posicionar o País como um actor relevante na cadeia de valor dos combustíveis líquidos, com impacto positivo na criação de emprego, sobretudo para juventude.
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.








