MOCÍMBOA DA PRAIA: Terrorismo força encerramento de 21 escolas

Em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, 21 escolas encontram-se neste momento encerradas devido ao recrudescimento da movimentação dos terroristas nos últimos meses.

“A rede escolar do distrito é composta por 60 escolas, destas 39 estão em funcionamento. As 21 escolas paralisadas, deve-se à movimentação constante dos insurgentes nestes locais tendo provocado o deslocamento da população para a Vila de Mocímboa da Praia, Localidade de Nango e Aldeias de Chinda e Mangono”, disse Cipriano.

O administrador de Mocimboa da Praia garantiu que, “os alunos das comunidades deslocadas foram integrados nas escolas por onde foram acolhidos”.

Na última terça-feira em Pemba, durante a IX Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado, o administrador do distrito de Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano, disse que além do encerramento de escolas, a acção dos terroristas forçou a deslocação da população de algumas aldeias.

Sérgio Cipriano desaconselhou os camponeses a retomarem actividades agrícolas nas zonas consideradas de alto risco, devido à presença recorrente de insurgentes. “São áreas historicamente produtivas mas que permanecem inseguras, por isso, não devem ser ocupadas neste momento”.

São zonas baixas do Posto Administrativo de Mbau, próxima à zona tampão, entre o conflito e a zona não conflituosa, e também ao longo do rio Muela, que faz limite entre Mocímboa da Praia e o distrito de Muidumbe – ainda em Cabo Delgado.

Sérgio Cipriano citado pela Radio Moçambique que “a nossa população não só produzia nesses locais, como também produzia na zona de Muingwe, que está dentro do território de Muidumbe. A nossa população também produzia naquela zona de Muidumbe, quase até ao Messalo — zonas próprias para a produção. Então, neste momento, não são áreas acessíveis por conta da segurança”. (Profundus).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.