A Frelimo em Nhamatanda diz estar a manter esforços para garantir que as comunidades estejam em condições condignas, mesmo em momentos de mudanças climáticas. É a descrição do primeiro secretário do partido no poder, aquando das comemorações de 49 anos de Independência, Dia 25 de Junho.
Não se fala de independência de Moçambique, excluindo a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) que foi a junção de movimentos nacionalistas, nomeadamente, União Nacional Africana de Moçambique Independente (UNAMI), Mozambique African National Union (MANU) e a União Democrática Nacional de Moçambique (UDENAMI).
Alberto Semente falando hoje, apresentou um desenvolvimento comparativo ao período colonial, de independência e pós-independência, sem excluir os últimos acontecimentos mais destrutivos com destaque para ciclones.
De forma específica, Semente destacou as recentes quatro infra-estruturas entregues na passada segunda-feira pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, no distrito de Nhamatanda. (Muamine Benjamim).