Trata-se de Ataye Eligidagne, de 20 anos, a mulher com maior disco labial do mundo encontrada por dois cineastas australianos que filmavam tribos locais da Etiópia. A circunferência do objecto que deforma a boca da africana tem cerca de 60 centímetros, segundo o Daily Mail.
Segundo as tradições do país, jovens de, aproximadamente, 15 anos colocam um piercing na boca e, ao longo do tempo, vai aumentando o tamanho do disco. A deformação nos lábios demonstra poder e é proporcional ao valor do dote de casamento; ou seja, quanto maior, melhor será o marido conquistado e maior a quantidade de cabeças de gado dadas pela família da noiva como dote.
O cineasta Abrahem Joffe estava a fazer um documentário e viajou pelo país orientado por guias da região – e até os nativos ficaram impressionados com o disco labial de Ataye Eligidagne, no sul da Etiópia, na cidade de Omo Rover. “Quando você viaja e encontra algo que surpreende até mesmo os nativos, isso quer dizer que você achou algo extraordinário”, disse o australiano.
Em uma entrevista, a jovem disse que começou a deformar os lábios aos 17 anos e, em três anos, teve uma circunferência de 59,5 centímetros – mais que o dobro do tamanho médio dos discos vistos nas mulheres de sua tribo. Ela disse que não sente dor e que não existiram efeitos colaterais.
Entre os povos Surma e Mursi do vale do baixo rio Omo, na Etiópia, mulheres jovens de 15 a 18 anos têm seus lábios perfurados por uma mulher de sua família de seis a 12 meses antes do casamento. (Daily Mail).