Município do Dondo reabilita mais de 2.000 metros de estradas com apoio de parceiros

O Município do Dondo, na província de Sofala, está a reabilitar mais de 2.000 metros de estradas pavimentadas, num investimento de 69.001.834,79 meticais do Fundo de Investimento Autárquico (FIA) e do Banco Mundial. As obras abrangem três principais troços rodoviários localizados nos bairros Dondo Sede e no limite com a rua da Papeline, incluindo valas de drenagem, cujo objectivo é garantir a circulação de pessoas e bens com segurança e durabilidade das vias.

Trata-se de pavimentação de 500 metros de estrada nos troços Praça dos Trabalhadores à Av. 25 de Setembro e Praça dos Trabalhadores à Biblioteca Municipal, incluindo drenagem, num investimento de 16.379.508,59 do mesmo financiador e tempo de término das obras. “Neste momento, as valas estão a ser abertas. Dentro de dias, vai se iniciar o tratamento da base para o assentamento de pavês”, explicou o presidente do Conselho Municipal, Manuel Chaparica, durante uma visita às obras.

Também há reabilitação decorre na estrada com pavês no troço Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI) – Morgue até ao cruzamento com a AV. 25 de Setembro, numa extensão de 552 metros, incluindo revestimento de vala de drenagem, num gasto de 34.544.941,20, para em quatro meses, portanto, até setembro próximo com o financiamento do Banco Mundial. “Estamos a trabalhar numa extensão de 552 metros com qualidade superior”, sublinhou Chaparica, destacando os padrões de execução.

A outra pavimentação é de 1.000 metros da estrada da cadeia, incluindo revestimento de vala de drenagem, com um financiamento de 18.067.385 de meticais do FIA. Iniciada no dia 18 de março deste ano, as obras vão até o dia 18 de janeiro de 2026, portanto, dez meses. “Acreditamos que a resiliência e qualidade do trabalho nesta estrada serão notáveis”, afirmou, reiterando o cumprimento rigoroso das normas técnicas e financeiras exigidas pelos parceiros de financiamento.

O edil também destacou que o financiamento do Banco Mundial e FIA faz parte do apoio programado para o período 2024-2029, com o objectivo de melhorar a mobilidade urbana e as condições de vida da população do Dondo. (Narcísio Cantanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.