Parece que o “feitiço virou contra o próprio feiticeiro”. A própria bancada da Frelimo composta por 18 membros da Assembleia Municipal virou para o Município de Nhamatanda ao desconhecer os detalhes das obras de reabilitação da histórica tribuna ou Parque Infantil. O apontado como quem deve esclarecer é o Conselho Municipal de Nhamatanda.
A ser assim, a Frelimo prova mesmo que independentemente de apoiar o Município de Nhamatanda gerido pelo mesmo partido, não apoia “obscuridade”, pelo menos desta vez.
Durante a IV Sessão da Assembleia Municipal, que ainda decorre, na Vila Municipal, a bancada da Frelimo mostrou indignação da construção do muro e não sabe o que será feito dentro dele. De tribuna ou parque infantil deixará de ser.
Primeiro, foi um membro da Frelimo, Carlos Macamo a levantar para expor a dúvida sobre o decurso das obras e quem realmente está a reabilitar.
Tempo depois, a preocupação, na pessoa do chefe da bancada da Frelimo, Joaquim Zano Chiambiro.
Estas reacções criaram uma “confusão psicológica” entre “camaradas”. O chefe da bancada da Frelimo diz que não vai descansar sem esclarecimento das obras que decorrem no Parque Infantil, local das crianças, alias, mesmo adultos descansam ali.
O mais preocupante ainda, é que aquela tribuna consta no Plano Quinquenal do Governo com um orçamento a ser concretizado pela edilidade de Nhamatanda, mas hoje, quem constrói é um singular e sem conhecimento da Assembleia Municipal.
Entre membros da Assembleia se questionam quem realmente está construir e com que base legal.
Lembre-se que naquela tribuna, tomaram posse tantas figuras públicas. O caso mais recente foi com o actual administrador de Nhamatanda, Adamo Ossumane, a 16 de junho de 2021. Para as crianças, vão perder um espaço de lazer. E para os adultos hoje que antes ali brincaram, vão perder lembranças dos momentos da infância. E o distrito perderá um “histórico”.
A bancada da Frelimo exige ao Município de Nhamatanda a notificar o singular para paralisar imediatamente as obras de construção.
Para quem não sabe, o Parque Infantil que por vezes funciona como tribuna para eventos históricos está localizado no “coração” da Vila Municipal, 1º bairro, entre a Secretaria Distrital de Nhamatanda, Comando da Polícia da República de Moçambique em Nhamatanda, Gabinete do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e Procuradoria Distrital, ao lado do Gabinete do Administrador de Nhamatanda.
O “Profundus” sabe que quem está a construir o muro é um influente na praça. São detalhes a constar no semanário Profundus. (Muamine Benjamim).