Nhamatanda: Lançada a Associação Mãos Unidas para impactar vidas

Já foi lançada a Associação Mãos Unidas (AMU) como nascimento de uma nova etapa de compromisso com as comunidades moçambicanas. Esta agremiação gerida totalmente por moçambicanos entra no lugar da Organização Não-Governamental, Dorcas Moçambique que impactou vidas no país, em particular no distrito de Nhamatanda, com mais de 20 anos.

Na ocasião, a Directora Dorcas International, Agnes Kroese, destacou que a “formação da AMU é o cumprimento de uma promessa: transferir poder, liderança e visão para mãos locais.”

Agnes Kroese está confiante na gestão dos jovens moçambicanos da AMU para a implementação da Associação, usando os conhecimentos práticos adquiridos durante anos na Dorcas. “Não é abandono [da Dorcas Moçambique], mas uma forma de dar um passo para trás e deixar que os moçambicanos também façam [acontecer pela AMU], reiterou.”

Antes de Nhamatanda, a AMU foi igualmente lançada no distrito de Chimoio, na vizinha província de Manica.

Com o lançamento da Associação Mãos Unidas, “celebramos não apenas a inauguração de uma organização, mas o nascimento de uma nova etapa no nosso compromisso com as comunidades moçambicanas”, disse o Director Executivo da AMU, Florêncio Marerua.

De forma prática, no âmbito das construções, a Dorcas Moçambique já fez intervenções com construções resilientes em Sussundenga, Gondola e Nhamatanda, além de reflorestar áreas degradadas e trazer alternativas no sector agricultura com as comunidades, portanto, a AMU vai dar continuidade.

Florêncio Marerua acredita no conhecimento das comunidades, portanto, quer levar a AMU para juntos implementarem iniciativas focadas no reforço da resiliência comunitária, garantia de água segura e saneamento, apoio de meios de vida sustentáveis, influência nas políticas públicas e contextualizando as intervenções.

O lançamento oficial da Associação Mãos Unidas contou com as autoridades locais, provinciais, parceiros estratégicos e as respectivas comunidades impactadas em Nhamatanda, deixando testemunhos de como a Dorcas Moçambique mudou os beneficiários pela implementação das suas iniciativas locais.

André Chachau é criador de galinhas e produtor agrícola impactado pelas iniciativas da Dorcas Moçambique. “Mudou a minha vida porque comecei a comprar galinha, três meses depois já tinha ovos para ter lucro. Comecei a vender os ovos até chegar a formar a minha filha” [num curso técnico-profissional].

Neste momento, André Chachau está a preparar-se “com o material de construção para construir uma casa melhorada” através dos ganhos da produção de galinhas, contando com o aprendizado e acompanhamento agora da Associação Mãos Unidas.

André Chachau é um dos exemplos de impacto da Dorcas Moçambique, que pede a continuidade do sucesso com a Associação Mãos Unidas.

Além de Manica, a Associação Mãos Unidas também impacta vidas em Sofala, especificamente, nos distritos de Caia, Nhamatanda, Maringué e Chemba, com a liderança e necessidades locais para soluções personalizadas. (Muamine Benjamim).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá 👋 É um prazer conhecermo-nos.

Registe-se para receber diariamente noticias no seu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.