Comunicar para Mudança

Nhamatanda: Renamo ausente na Sessão de criação de Postos Administrativos Municipais

Hoje, decorreu a II Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Nhamatanda, sem a bancada da Renamo. A Presidência do evento aponta falta enquanto a visada maior oposição no país justifica sua ausência pela insuficiência de comunicação.

O novo presidente da Assembleia Municipal, Moisés Inácio explicou que não soube os motivos da ausência da Renamo. “Não tenho conhecimento”, disse, sublinhando que tem certeza que o convite chegou. É uma “falta” da Renamo “sem nenhuma justificativa”.

Moisés Inácio entende que, através daquele documento já aprovado, os serviços estarão mais ”próximos“ do munícipe, lutando para deixar de ser vila para cidade de Nhamatanda.

Entretanto, em conversa com “Profundusmz.com”, ao telefone, o chefe da bancada da Renamo, Francisco Manuel, a partir de Alto-Molócue (Zambézia) onde vai decorrer o Congresso Nacional do partido, explicou que teve a informação sobre a Sessão no final de ontem para hoje. “Não sei qual é o preparo que nós teríamos”. Questiona-se.

A prontidão da Renamo, segundo disse Francisco está para a semana de 20 deste mês, devido ao Congresso Nacional de dois dias (15-16.05) que vai terminar com a eleição do candidato a Presidência. “Eles decidiram fazer assim” sem a Renamo.

A sessão com uma bancada em falta não é normal para a democracia, é o que aconteceu em Nhamatanda. As visões ou ideias diferentes podem resultar em soluções reais para cidadãos ou munícipes – o caso da autarquia. Mas não é novidade, a Renamo, no final de 2023, também não participou uma das sessões, alegadamente, por insuficiência de comunicação.

Mais detalhes no semanário Profundus (PDF). (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades