Nhamatanda terá uma das grandes farmas agrícolas pela Tzu Chi

O distrito de Nhamatanda, província de Sofala vai ter uma das grandes farmas agrícolas. Para tal, o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Roberto Mito Albino, recebeu na última terça-feira, em Maputo, a Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique, no âmbito do aprofundamento da cooperação em iniciativas de produção agrícola sustentável, segurança alimentar e apoio humanitário.

No encontro, a representante da Tzu Chi, Denise Tsai, apresentou o modelo de intervenção, estando localizada uma das maiores farmas no distrito de Nhamatanda, localidade de Micuse, para a provisão de alimentação quente (hot meal) em escolas e unidades hospitalares.

A farma de Micuse dispõe de uma área total de cerca de 200 hectares, dos quais perto de 100 hectares já estão a ser explorados. Actualmente, 48 hectares encontram-se em produção, estando prevista, ainda este ano, a expansão para 50 hectares adicionais.

A Tzu Chi pretende expandir a produção agrícola para aumentar a disponibilidade de alimentos nutritivos a pessoas vulneráveis, com destaque para crianças em idade escolar, estrategicamente, ao mesmo tempo lutando contra a desistência escolar.

O caju será a cultura prioritária para a comercialização. Já o milho como alimento escolar.

Do lado do Governo, está garantido o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para assistência técnica e formação de formadores, de modo a fortalecer a qualidade e a sustentabilidade do modelo.

Na ocasião, o ministro de Agricultura, Roberto Albino exortou a necessidade de incluir jovens moçambicanos formados, aproveitando o seu potencial para replicarem noutras regiões com condições locais.

O uso de energia solar para reduzir os custos e sustentabilidade ambiental, processamento de produtos hortícolas, como o feijão, a criação de pequenas agro-indústrias alimentares e a integração da produção de proteína animal (pequenos ruminantes e aves) são sugestões do ministro.

Nos próximos dias, será assinado um Memorando de Entendimento entre o MAAP e a Fundação de Caridade Tzu Chi. (Muamine Benjamim).

 


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading