Obras de pavimentação no bairro “Vip” são ofertas do sector privado – reage edil de Dondo

O edil do Dondo, Manuel Chaparica, esclareceu que a recente obra de pavimentação de ruas no bairro Sigi, no centro da cidade, onde também está a residência da mãe do actual Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, assim como a rua do bairro Consito que dá acesso ao campo Municipal é sim de uma iniciativa de oferta de um empresariado do sector privado.

Chaparica reagiu a um vídeo que circulou em alguma imprensa, no qual alegava que o Conselho Municipal do Dondo estaria a favorecer determinadas ruas onde estão “altas individualidades”, em detrimento de outras, gerando controversos e questionamentos sobre os investimentos públicos.

Em reacção a estas declarações, Manuel Chaparica assegurou tratar-se do resultado de uma parceria com uma empresa que decidiu investir na pavimentação com recursos próprios.

“É uma parceria que temos com a empresa Gomes. Ela acordou connosco, usando seus recursos e sua capacidade financeira, e decidiu pavimentar o bairro Sigi, que é o bairro central e faz parte de uma área residencial de melhor qualidade”.

O edil de Dondo incentiva mais investimentos do género para o desenvolvimento autárquico.

Segundo Chaparica, “foi uma oferta que recebemos e consideramos muito positiva. Hoje, quando passamos por lá, toda a gente está feliz. É isso que queremos, que mais empresas venham investir”, considerando que a edilidade está a buscar mais parceiros que queiram apoiar em outras vias que carecem de intervenção urgente”.

Para a edilidade, não há qualquer intenção de priorizar as ruas por interesse de residências específicas. “Não precisamos de olhar de forma negativa quando alguém melhora a sua zona ou área. Vamos olhar com bons olhos qualquer iniciativa de investimento no município do Dondo”, exortou aos críticos.

Num simbolismo de convite para mais investimentos em Dondo, Chaparica chama aqueles que tiverem condições, “que venham investir. E isso é muito positivo para o desenvolvimento da cidade, embora haja esforços da edilidade”.

O envolvimento do sector privado, segundo o município, é uma oportunidade de acelerar os investimentos em infra-estrutura, sem sobrecarregar os cofres públicos.

O presidente do Conselho também adiantou que outras obras de pavimentação estão previstas no município.

“Quanto à rua do Mercado Central, temos um projecto pronto” que em breve poderá começar “com a pavimentação da estrada que liga o Mercado Central ao bairro Nhamaiabwe. Pouco a pouco, vamos a avançar até alcançar todas as áreas que consideramos prioritárias”, afirmou.

As declarações do presidente Chaparica surgem num momento em que os munícipes do Dondo observam atentamente as intervenções urbanísticas, preocupados com a transparência na execução de obras e a inclusão de diferentes bairros nos projectos de reabilitação. (Narcísio Cantanha).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading