PARA IMPACTAR COMUNIDADES: Noruega e Gorongosa renovam parceria com 4,4 milhões de dólares

O Governo da Noruega anunciou cerca de 4,4 milhões de dólares para investir nos próximos 3 anos, no fortalecimento do sector de educação e os meios de subsistência, conservação e restauração do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), província de Sofala, centro de Moçambique.

Um comunicado de imprensa da Embaixada da Noruega indica que o acordo para o investimento foi rubricado recentemente entre o Presidente da Fundação Carr, Greg Carr, e o Embaixador da Noruega acreditado em Moçambique, Egil Thorsas.

O acordo vai alavancar a educação como uma das preocupações do PNG, sendo que neste momento já conta com cerca de 100 Clubes de Raparigas.

Clubes de Raparigas são espaços onde as crianças aprendem o A, B e C, conteúdos de numeracia, Saúde Sexual e Reprodutiva, aprendem a sonhar desde cedo e a dizer não as uniões prematuras diante dos pais, preservando-se para um futuro próspero.

“Este acordo é uma prova do nosso compromisso comum com um futuro melhor para Gorongosa e o seu povo, e, através de contribuições como esta, podemos deixar o passado sombrio para trás e construir, pedra por pedra, um novo dia para cada moçambicano”, diz Carr em comunicado.

Ao mesmo tempo, o apoio da Noruega vai impactar no sector da agricultura ao envolver os produtores em actividades de melhoria de vida, incluindo jovens no acesso a oportunidades de aprendizagem tal como o caso de Clube de Jovens e Clube Ambiental nas comunidades.

A Gorongosa também implementa actividades integradas como as de Saúde Materna Infantil, Água, Saneamento e Higiene, Water Sanitation and Hygiene (WASH), além da educação focada no agroflorestamento nas comunidades.

“Com o apoio da Noruega, essas oportunidades irão crescer, oferecendo a mais jovens as competências e ferramentas para construir futuros ligados à conservação, e no conjunto, esses esforços mostram que proteger a biodiversidade também pode oferecer trabalho digno e fortalecer os ecossistemas dos quais as comunidades dependem e prosperam”, refere a nota citada. (Profundus).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading