Parque Nacional da Gorongosa apoia semente de milho a 800 famílias nas comunidades de Dondo

Agricultores já preparam a terra para a produção agrícola. Para motivá-los, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) apoiou com quatro toneladas de milho a 800 famílias das comunidades de Savane Sede, Sambazou, 08, Mussatue, Emília 20 e 26, bem como Mafambisse, Nhamacuenguere, Muzimbite, Nhaufo, Magandafuta, Chissene, Chissange e Chibuabuabua, no distrito do Dondo, província de Sofala. A projecção é de alcançar 800 toneladas produzidas.

Com este apoio, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), quer que os agricultores iniciem a sementeira neste período indicado para garantir a produção e produtividade agrícolas.

Para a supervisora do sector de agricultura no PNG, baseada no distrito de Dondo, Albertina Juca, a entrega antecipada da semente pode contribuir para uma campanha produtiva mais eficiente.

“Estamos a distribuir as sementes numa época em que a chuva já começa a cair. Isso permite que os agricultores façam a sementeira no momento certo. A nossa previsão é alcançar 800 toneladas de produção para suprir as necessidades alimentares das famílias”, muitos agricultores, esta é a primeira vez que recebem insumos agrícolas de forma antecipada.

Em Chibuabuabua, o agricultor Estevão João Estevão relata que a fauna bravia continua a causar perdas significativas na devastação de culturas por elefantes. “Queremos que reforcem a vedação e fornecer foguetes para afugentar os animais”, apelou.

Em Emília 23, o agricultor Filipe Tivane, que possui quatro hectares, diz que no ano passado enfrentou dificuldades devido às mudanças climáticas: “É a primeira vez que recebo sementes do Parque. A chuva já está a cair e a semente foi entregue cedo, isso vai ajudar bastante.”

A distribuição das sementes insere-se no programa de apoio às comunidades do Parque Nacional da Gorongosa, cujo objectivo é fortalecer a segurança alimentar, aumentar a resiliência das famílias face às mudanças climáticas e mitigar os conflitos entre pessoas e fauna bravia. (Narcísio Cantanha).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading